Viabilizar e estimular cada vez mais a prática do hóquei entre estudantes canoenses, por meio do programa educacional Atleta Cidadão do Futuro (ACF). Com este objetivo, houve a entrega de equipamentos de hóquei na EMEF Paulo VI, no bairro Fátima, nesta quinta-feira (29). A escola é uma das três instituições de Canoas onde a modalidade é ofertada. O programa é promovido em conjunto pelas secretarias do Esporte e Lazer (SMEL) e da Educação (SME).
“Essa parceria é fundamental para atingirmos o nosso objetivo, que é fomentar a prática do hóquei junto às crianças, adolescentes e alunos da rede pública de ensino”, destacou Bruno Patrício de Oliveira da Silva, presidente da Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG).
Entre os participantes do programa, presentes na entrega, estava a estudante Ketlin Vitória Peres Gonçalves Martins. A jovem de 14 anos pratica a modalidade há dois anos. “Eu adoro o esporte e gosto mais a cada dia. Espero estar no próximo campeonato também. Jogar hockey significa muito para mim”, ressaltou.
Parceria entre Canoas e CBHG
A CBHG e o Município firmaram a parceria, auxiliando na implantação e expansão da modalidade, que desenvolve a prática esportiva junto programa ACF nas categorias educacionais e de rendimento. Canoas é o único município no Estado a possuir uma quadra de hóquei.
A próxima etapa é apresentar um projeto para a implementação de um Centro de Referência de Hóquei na cidade. “A modalidade é inovadora e está fazendo uma transformação muito grande aqui na comunidade. Inclusive, já temos resultados com atletas integrando as chamadas da Seleção Brasileira”, observou o titular da SMEL, Jerson Cunha.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca
Foto: Thiago Guimarães