Com atrações gratuitas, evento seguirá até o próximo domingo (3) no município
Uma tarde animada envolvendo dança, teatro e música marcou a abertura do 12° Festival Internacional de Teatro (Festia) nesta segunda-feira (28), no Teatro do Sesc. Com entrada gratuita, o evento, que conta com apoio da Prefeitura de Canoas, vai proporcionar atrações artísticas descentralizadas, até o próximo domingo (3). O festival passará pelos bairros Centro, Marechal Rondon, Niterói, Fátima, Rio Branco, Guajuviras e Olaria.
A abertura do evento contou com a performance Sob Seus Olhos, da artista Kanauã Nharu. No ritmo da dança, o grupo Tormenta de Lagartos (Uruguai) apresentou o trabalho “El Corte Tango Varieté!”. Após foi a vez do espetáculo “Choupana do Preto Velho Pai Antônio”, o ator Edgar Alves promoveu o encontro com o místico, ao estilo teatro lambe-lambe, no espetáculo “Choupana do Preto Velho Pai Antônio”.
Isadora Silveira, de 17 anos, estudante do 2°ano do Ensino Médio, estava motivada com o passeio escolar. “Além da educação em sala de aula é muito positivo unir atividades culturais como o Festia”, afirmou. Com o mesmo entusiasmo, Lucas Santamaria, 16 anos, estudante do 2°ano do Ensino Médio, estava acompanhando a apresentação artística. “Uma atividade extra envolvendo cultura nos motiva”, destacou.
Conforme o secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, o Festia tem como objetivo incentivar os artistas, além de proporcionar cultura à comunidade canoense. “Canoas está sediando e apoiando festival internacional de teatro, com isso estamos potencializando a cultura”, explicou. Participam do Festia companhias de teatro de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
Confira a programação:
Nesta terça-feira (29), o 2° Encontro de Bufões será a atração do Festia, no Calçadão do Centro, às 12h. Ainda na terça, às 19h, serão comemorados três anos do Espaço Cultural Jutaí, na rua Jutaí A. M. Pasqualli, 130, no bairro Olaria, com a performance “Ensaio Aberto”.
Na quarta-feira (30), às 10h, acontecerá o Laboratório Criativo Imaginautas (GHuga Távora/PE) na Associação Pestalozzi, na avenida Guilherme Schell, 6206, no Centro. Após às 19h, a mesma exposição será realizada no Quilombo Chácara das Rosas, na rua Duque de Caxias, 940, no bairro Marechal Rondon.
“A Ponta do Iceberg” (Companhia Khaos Cênica/Canoas) será a atração na quinta-feira (31), às 15h, no Hangar Cultural, na Estrada do Nazário, 3150, no Guajuviras. Já na sexta-feira (1º), às 15h, acontecerá a apresentação “20 Minutos Para Jantar” com Catório (Cyathus Teatro de Animação/SC) na Praça CEU, na rua Montenegro, 1057, no Rio Branco.
No sábado (2), às 11h30, no Brick da Inconfidência, no bairro Marechal Rondon, o público poderá conferir a “Cuz Cuz 100 Concerto”, de Junio Santos, do Ceará, que interpreta o Palhaço Cuz Cuz, A mesma atração será levada às ruas A e B, do loteamento Prata, no bairro Fátima, às 11h30. No domingo (3), às 15h, acontecerá a apresentação “Permeável” (Marionete Livre/SP), no Parque Getúlio Vargas, na avenida. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, no bairro Marechal Rondon.
Foto: Pamella Mendes