150 pacientes serão atendidos em mutirão de espirometrias essa semana

Clique para ouvir esta notícia

A prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, lançou na manhã desta segunda-feira (27) um mutirão de espirometrias na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro. Ao longo da semana, 150 pacientes poderão fazer o exame que ajuda a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares. A ação é realizada em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, dentro do programa Abraçar a Vida da farmacêutica.

A espirometria é um exame que verifica o estado dos pulmões e a sua capacidade de inspirar e expirar, e serve para auxiliar no diagnóstico de patologias como enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica e asma, entre outras. A fila de espera para o exame em Canoas era de 900 pacientes antes do início do mutirão. Nesta edição serão 150 exames, 30 por dia até sexta-feira (31), e a administração municipal está se articulando para dar seguimento à ação após essa semana. “Esse já é o nosso terceiro mutirão na saúde desde que começamos em 1.º de janeiro”, destacou o prefeito Airton Souza, referindo-se aos mutirões de mamografias e cateterismos iniciados nas últimas semanas. Airton visitou o posto na manhã desta segunda-feira, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Busato e do secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, para conferir o início dos trabalhos e conversar com pacientes. “Serão 150 pessoas atendidas nessa semana e queremos tirar todas as pessoas da fila. Nossa administração trabalha para que as pessoas não precisem ficar esse tempo todo esperando.”

O aposentado Elio Gonçalves de Almeida, 75 anos, morador do bairro Guajuviras, foi o primeiro a ser atendido. Ele esperava há seis meses pelo exame e procurou atendimento, ainda no ano passado, depois de começar a ter dificuldades para respirar, entre outros problemas de saúde. “Saúde é muito importante. Tem tantas coisas que têm prioridade, mas essa a gente precisa muito”, disse Almeida após o exame.

O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, disse que o objetivo da administração municipal não é só reduzir as filas na saúde, mas sim acabar totalmente com elas. Ele destacou ainda que o mutirão de espirometrias não inclui apenas o exame em si, mas também os passos a seguir conforme a necessidade do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore