O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) está por iniciar a etapa de diagnóstico em Canoas, através da Secretaria do Meio Ambiente. Para isso, está sendo realizada uma consulta pública para conhecer a opinião da população e demais interessados na causa.
Os principais objetivos do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) são: identificar e mapear os remanescentes de mata atlântica, ou seja, áreas de que se mantém preservadas; estudar a situação atual dos remanescentes, analisando sua importância para o meio ambiente; e propor prioridades e ações de conservação, recuperação e proteção para os remanescentes de mata atlântica considerados mais importantes.
“O Município de Canoas conta com fragmentos florestais pertencentes ao Bioma e, através de seu PMMA, em andamento, pretende manter seu comprometimento com a proteção à biodiversidade.”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Rabaioli.
Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) estão previstos na Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11428/2006, art. 38), tendo como principal objetivo avaliar as condições dos remanescentes florestais e propor ações de recuperação e conservação, inclusive na região Metropolitana de Porto Alegre.
Para participar da consulta pública, os interessados podem acessar o seguinte link:
http://: http://tinyurl.com/4swxamxu
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca