Há uma semana do início das aulas na rede municipal de Canoas, em 19 de fevereiro, a Prefeitura segue atuando para que as escolas estejam em plenas condições para receber os alunos. Nesta segunda-feira (12) de Carnaval, cinco instituições receberam o Choque de Limpeza, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU). Foram retirados um total de 12 cargas, 132 m³ e 101 toneladas de galhos e entulhos.
O trabalho começou logo cedo na EMEF Arthur Óscar, no bairro Estância Velha. Em seguida, a equipe se dividiu para trabalhar no Guajuviras: com retroescavadeira, na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera e, manualmente, na EMEF Erna Würth, onde o grupo ficou também à tarde. No mesmo bairro, a limpeza também aconteceu na EMEI Cara Melada. O dia finalizou com a EMEF Tancredo de Almeida Neves, no Estância Velha. A força-tarefa atua prioritariamente nas áreas mais atingidas pelo temporal de janeiro.
Conforme o diretor do Choque de Limpeza, Giordano Tamagno, a ação durante o feriado está sendo muito útil para a SMSU, pois a cidade está mais vazia e com menos trânsito. “A mobilidade do nosso maquinário, e o transporte dos detritos até aterro no Parque Industrial Jorge Lanner, ocorrem com mais rapidez do que nos dias úteis. Nossa equipe está fazendo um ótimo trabalho para que as aulas sejam iniciadas com as escolas limpas”, destacou.
O Mutirão de Limpeza e recuperação dos prédios, organizado pelo executivo municipal, reúne as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil para mitigar os danos ocasionados pelo temporal de 16 de janeiro. A força-tarefa seguirá até 19 de fevereiro e engloba serviços como poda de árvores, remoção de galhos pendurados, roçadas e retirada de entulho dos pátios e entorno das escolas.
Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes