Faltam três dias para o início do ano letivo na rede municipal de Canoas. Por isso, para receber os alunos, esta sexta-feira (16) foi de reuniões pedagógicas, organizações de salas e materiais nas escolas. É o que estava acontecendo, por exemplo, na EMEF Jacob Longoni, no bairro Nossa Senhora das Graças. “Segunda-feira estaremos com a escola de portas abertas aguardando os nossos alunos e a comunidade escolar para começar o ano letivo”, garantiu o diretor Marcelo Barnetche Kauer. A instituição possui 530 estudantes em 19 turmas.
Conforme a titular da Secretaria de Educação (SME), Leany Maria de Conti, cada vez maisestão sendo feitos investimentos na excelência da qualidade dos recursos municipais e federais. “Nos próximos dias, serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal, kits com materiais escolares, uniformes e ferramentas tecnológicas. Além disso, as estruturas de nossas escolas que sofreram com a tempestade estão passando por reformas, manutenção e melhorias, a fim de que se ofereça um ambiente seguro e acolher para o início do ano letivo”, afirma.
Entre os investimentos em materiais, está a entrega de mais três mil Chromebooks para os estudantes de 5° ao 9° ano das escolas fundamentais. Somando aos 5.398 existentes, serão mais de oito mil no total. Também serão distribuídos 32.890 kits de material escolar, que variam conforme as séries. Os conjuntos contêm os materiais necessários para os estudos, como agenda, apontador, borracha, giz de cera, cadernos e lápis. A previsão é que eles sejam entregues em março. Por sua vez, 27.715 alunos do ensino fundamental e 2.767 crianças da educação infantil receberão conjuntos de uniforme escolar.
O temporal de 16 de janeiro causou danos em 57 das 83 escolas da rede municipal. Dessas, 26 não foram atingidas. Para deixar os locais em condições de receber os estudantes, a SME se uniu ao Gabinete do Prefeito, às secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para realizar um mutirão de limpeza e recuperação dos prédios. O Choque de Limpeza nas instituições de ensino terminou nesta sexta-feira (16).
Novas escolas
Escolas novas também devem ser entregues à comunidade ao longo desse ano. No bairro Mato Grande, a EMEF Assis Brasil, por exemplo, a construção está com 93% concluída e envolve novos laboratórios, nove salas de aula, quadra aberta de esportes, subestação, palco, pracinha e horta, além dos setores administrativos, de serviços, estacionamento e torre de reservatórios. A área total do projeto é de 1.791,58 metros quadrados. Além dela, mais seis instituições de ensino fundamental estão no planejamento para serem inauguradas em 2024: Ildo Menegetthi e General Netto (Estância Velha); Walter Perachi (Olaria); Rui Cirne Lima (Mato Grande); e Sete de Setembro Marechal (Rondon). Outras 11 estão passando por reforma elétrica e uma pela conclusão do ginásio.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca