Dar um lar amoroso para gatos com os vírus da imunodeficiência felina (FIV) ou da leucemia felina (FELV) e que há muito aguardam por uma família. Esse é o objetivo dessa edição da Feira de Adoção de Animais, que acontecerá nesta quinta-feira (29). A ação será realizada na Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), na avenida Boqueirão, 1986, bairro Igara, das 9h às 19h.
Gatos com FIV ou FELV devem ser adotados apenas se o tutor não tiver nenhum felino ou possuir um com a mesma condição. Segundo a veterinária da SMBEA, Bianca Alves, as doenças são comuns nesses pets com acesso à rua ou não vacinados, sendo transmitida entre eles por meio de mordidas, arranhões ou compartilhamento de utensílios. A condição não é transmissível para humanos.
“Não existe cura para FIV e FELV, mas é possível fornecer cuidados paliativos e melhorar a qualidade de vida do gato, estendendo a sua expectativa de vida. Também é importante ressaltar que a adoção responsável e conscientização sobre essas doenças são fundamentais para o bem-estar desses animais”, reforçou Bianca.
Não pode ir à feira?
A sede da SMBEA está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além de cães e gatos, a secretaria também faz a mediação na adoção de cavalos, que ficam abrigados em uma cabanha, após serem resgatados de maus-tratos. Mais informações sobre adoção pelo WhatsApp (51) 991385613.
Direitos do adotante
A SMBEA se compromete a prestar alguns serviços para os tutores que adotam animais na secretaria. Entre eles, todas as vacinas previstas no primeiro ano de vida, caso o filhote ainda não tenha recebido os imunizantes. Castrações e consultas veterinárias também são oferecidas gratuitamente.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes
Foto: Amanda Furtado