População deve manter a vacinação em dia para evitar casos mais graves de covid-19

Clique para ouvir esta notícia

Mesmo com o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional da covid-19, anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio do ano passado, a Prefeitura alerta para a importância da população manter a imunização contra o coronavírus e seguir com os cuidados sanitários. Conforme relatório da Secretaria de Saúde, 57.524 pessoas ainda não completaram o esquema vacinal em Canoas.

A cobertura vacinal da população adulta com a segunda dose é avaliada como positiva, com 91,8% desse grupo já imunizado. O restante, 22.547 pessoas, ainda não realizou o esquema completo contra a covid-19. Entre os adolescentes, o índice de vacinação é de 78,58% e 7.675 faltam completar a cobertura. Já entre as crianças, a procura é considerada baixa até o momento: na faixa de 5 a 11 anos (52,79%), de três a quatro anos (16,36%) e de seis meses a dois anos (4,88%).

Canoas segue com a vacinação covid em todas as 27 Unidades de Saúde. Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem procurar o serviço todos que não completaram o esquema primário de vacinação (primeiras e segundas doses). O serviço funciona das 8h às 17h, em todos postos. Para receber o imunizante, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
A dose de reforço da bivalente é direcionada para pessoas que fazem parte do grupo prioritário (conforme tabela abaixo). “Nesse caso, é necessário que o intervalo da primeira dose da vacina bivalente seja de seis meses” esclarece a enfermeira, Luciane Brum.

Vacinação Covid Baby e Covid Pediátrica
A Secretaria de Saúde disponibiliza as doses da vacina Covid Baby (6 meses até 4 anos), a Covid Pediátrica (5 a 11 anos) e o reforço bivalente para os grupos prioritários, em todas as Unidades de Saúde. Desde 1 de janeiro deste ano, o Programa Nacional de Imunizações incluiu, oficialmente, a vacina covid para crianças de 6 meses a 4 anos no Calendário Nacional de Vacinação. A dose deve ser feita em crianças com e sem comorbidades com o objetivo de garantir proteção contra as piores formas da doença.

Veja quem faz parte do grupo prioritário para a dose reforço da bivalente

Pessoas de 60 anos ou mais
Imunocomprometidas
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
Indígenassaúde
Ribeirinhos
Quilombolas
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Pessoas privadas de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas

Números
População adulta – 22.547 ainda não realizaram o esquema vacinal completo contra a covid-19 em Canoas e 91,8% já completaram a cobertura

Adolescentes – 7.675 não finalizaram o esquema. Enquanto 78,58% concluíram

Crianças de 5 a 11 anos – 15.068 não completaram a proteção contra o coronavírus e 52,79% finalizaram

Crianças de 3 a 4 anos – 8.410 estão sem imunização integral e 16,36% têm com a cobertura total

Crianças de 6 meses a 2 anos – 3.824 estão sem esquema completo e 4,88% têm as doses totalizadas

Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibele Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore