Conforme decisão da 17ª Região, Vara do Trabalho de Colatina, do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo, a conta corrente do Hospital Universitário de Canoas (HU) foi desbloqueada. A decisão, publicada no final da tarde desta quinta-feira (14), foi comunicada pela Intervenção do HU, realizada pela Prefeitura de Canoas.
O bloqueio da conta corrente da instituição de saúde ocorria desde o dia 19 de fevereiro. O entrave resultava de problemas relacionados à antiga gestora do hospital, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), que se tornou ré em uma ação trabalhista no Espírito Santo. Desde maio de 2022, a Prefeitura realiza a gestão do HU, enquanto faz nova licitação para a seleção de empresa gestora.
“Com a retirada do bloqueio, acontecerá a devolução de cerca de 1,2 milhão retido aos cofres do HU” explica o secretário da Fazenda de Canoas, Luis Davi Vicensi (foto). A Procuradoria Geral do Município estava empenhada em liberar a conta e, assim, restabelecer os fluxos financeiros do hospital.
“Esse bloqueio ainda é consequência da desastrosa gestão da Funam, que trouxe prejuízos assistenciais e financeiros para o hospital e para a Administração Pública. Agradecemos a compreensão dos funcionários e reafirmamos o compromisso em ter no Hospital Universitário de Canoas uma gestão comprometida com aqueles que mais necessitam: a população”, completa o secretário.
Luis Davi enfatiza ainda que, diante dos desafios impostos pela situação, o Executivo adotou, no início do mês, medidas administrativas cabíveis para regularizar os compromissos financeiros e garantir a quitação, em dia, da folha dos funcionários, que habitualmente ocorre no quinto dia útil.
Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes