Em virtude da previsão de instabilidade com fortes pancadas de chuva para os próximos dias, foi realizada uma reunião de planejamento de ações estratégicas na tarde desta segunda-feira (29), no Paço Municipal.O prefeito Jairo Jorge conduziu o encontro com a presença dos subprefeitos e secretários municipais. Uma das definições foi o adiamento da Festa do Trabalhador, prevista para o feriado do dia 1º, para o próximo dia 11 de maio.
As atribuições das secretarias e a mobilização das equipes foram alinhadas a partir de ações já desempenhadas diante dos volumes de chuva registrados desde a semana passada. O objetivo é assegurar o funcionamento dos equipamentos para o escoamento da água e a pronta resposta às possíveis situações de alagamentos. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), de sábado (27) até às 17h desta segunda-feira (29), foram registrados 123,6 mm. Somente da meia-noite até o fim da tarde (17h) de segunda, o município registrou 55,2 mm.
“A mobilização e a convocação da reunião estão diretamente ligadas às projeções meteorológicas de mais chuva para os próximos dias. “As previsões climáticas estão anunciando que em cinco dias poderemos ter a densidade de chuva dos dois últimos meses, ou seja, entre 150 a 200 mm. Esse volume pode resultar em transtornos para a cidade, especialmente, nesta quarta e quinta-feira. O governo como um todo já está atuando com suas secretarias e subprefeituras”, destacou o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati.
Trabalhos integrados
Equipes da Secretaria de Obras e das subprefeituras também solucionam diversos problemas ocasionados pelas chuvas. No bairro Mathias Velho, foi desobstruída uma galeria que está 60% fechada devido a uma obra feita pela MetroSul e que resultou em alagamento. “O nosso foco é a prevenção. Estamos fazendo um trabalho integrado com a identificação dos pontos críticos de alagamento para fazer uma ação imediata de limpeza de microdrenagem”, explicou o secretário de Obras, Guido Bamberg.
Diferentes registros aconteceram ao longo da segunda-feira. Foram pontos de acúmulo de água na via e alagamentos nos seguintes pontos: rua Santa Maria (próximo à BR-116), rua Porto Seguro (em frente à EMEF Jacob Longoni), esquina das ruas Nazaré e Cabo Verde, ambas no bairro Nossa Senhora das Graças; em trechos da rua Dr. Barcelos, entre a Secretaria da Saúde com rua Araçá e esquina com Paes Lemes, ruas Pedro Ardêmio Hilgert, Mathias Velho, Pedro Ardêmio Hilgert, todas no Centro; ponto isolado da avenida Boqueirão, no Igara; rua Porto Seguro, em frente à EMEF Jacob Longoni; avenida Rio Grande do Sul, no Mathias Velho; ruas Cristóvão Colombo, 11 de junho e Theodoro Bogen, ambas no Niterói. Equipes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) sinalizaram o trânsito nos locais.
Equipes trabalhando na rua Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho
BOLETIM ATUALIZADO DA INTENSIDADE DAS CHUVAS
Chuva acumulada em 24h
Centro: 115,2 mm
Igara: 56,1 mm
Rio Branco: 107,4 mm
Guajuviras: 125,7 mm
Mato Grande: 43,8 mm
Mathias Velho: 125,9 mm
Niterói: 123.9 mm
Estancia Velha: 120,8 mm
Marechal Rondon: 119,6 mm
Chuva acumulada 27/4 – 30/4 (09hs)
Centro: 163,5 mm
Igara: 87,3 mm
Rio Branco: 147,9 mm
Guajuviras: 192,9
Mato Grande: 61 mm
Mathias Velho: 193,2 mm
Niterói: 169 mm
Estancia Velha: 167,4
Marechal Rondon: 170,2 mm
Nas últimas 24hs ultrapassamos a média histórica de Abril, e desde o dia 27/4 já somou praticamente a média de Abril e Maio.
Média histórica de abril: 114,4mm.
Texto: Fábio Radke
Edição: Gabriel Amaral