Sem acordo para pagamentos dos atrasos de seus proventos, os médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças (o Gracinha) prometem paralisar parcialmente suas atividades. A partir da meia-noite desta terça-feira (5) os atendimentos e os procedimentos eletivos estarão paralisados. Os profissionais médicos dizem não estar recebendo suas remunerações em dia há meses.
Eles afirmam, que em respeito à população irão manter os atendimentos de urgência e emergência. A decisão foi tomada em assembleia-geral extraordinária permanente. A parada é consequência da falta de definição do corpo diretivo do HNSG sobre um calendário certo para honrar as obrigações financeiras com seus médicos. De acordo com informações dos médicos, eles estão sem receber 50% dos serviços prestados em julho deste ano, sendo a primeira parcela foi paga apenas para alguns e agosto, sendo que setembro vence no dia 10 de novembro.
O QUE DIZ O PODER PÚBLICO
A Prefeitura de Canoas informa que o repasse para pagamento dos profissionais CLTs está em dia. Em relação aos PJs, os repasses foram feitos conforme cronograma acordado com a direção do hospital, com novos pagamentos previstos para esta semana.
Sobre paralisação nos atendimentos eletivos, a direção do hospital não confirma esta possibilidade e que serão tomadas todos as medidas jurídicas para garantir o pleno funcionamento da instituição.