Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Canoas realizaram mais de 154 mil atendimentos em quatro anos, o que representa cerca de 44% da população da cidade, estimada em 347,6 mil habitantes. Os números são destaque na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que teve papel fundamental no cuidado com as pessoas, principalmente após a enchente de maio desde ano, que afetou metade do município.
Segundo o titular da pasta, Saulo Gil, três dos cinco CRAS de Canoas foram diretamente afetados pela cheia dos rios do Sinos e Gravataí. Todos já retomaram totalmente as atividades. O CRAS Rio Branco está funcionando temporariamente junto à sede da SMAS, até a conclusão da reforma do seu prédio. Também há um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“Enquanto o CRAS atua na prevenção e na promoção do bem-estar de famílias em situação de vulnerabilidade, o CREAS lida com situações mais complexas, oferecendo assistência especializada a pessoas que já enfrentam situações de risco social mais intensas”, explica. Entre os serviços oferecidos às famílias, estão orientações sobre o Programa Bolsa Família e outros benefícios federais, além dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
Nesta gestão, Canoas aumentou de três para cinco o número de CRAS. Fechado desde 2019, o CRAS Harmonia, localizado na Rua Doutor Sobral Pinto, 35, foi reaberto pela SMAS em janeiro de 2023. O prédio passou por reforma, com investimento de cerca de R$100 mil do Município. Já o CRAS Sudeste, no bairro Niterói, teve a sede própria entregue em maio de 2023. Com um investimento de cerca de R$ 700 mil, o prédio conta com uma estrutura mais ampla e moderna, em uma área de 198,05 metros quadrados na Rua Itamar de Matos Maia, ao lado do nº 1381. Com a enchente de maio, os CRAS Mathias Velho, Harmonia e Rio Branco foram bastante afetados, sendo que os dois primeiros já foram reabertos, respectivamente, na Rua São Gabriel, 441, e na Rua Dr. Sobral Pinto, 35.
O que os CRAS fazem?
* Atendimento técnico com assistente social
* Oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
* Articulação com a rede socioassistencial (educação, saúde, conselho tutelar, associações)
* Inclusão de famílias em programas alimentares contínuos (PCA e PAA)
* Solicitação de Carteira do Idoso (60+)
* Encaminhamento de Carteira Passe Livre intermunicipal (Faders) (para pessoa com deficiência)
* Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal
* Solicitação de documentação civil básica (segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito).
* Orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
* Solicitação de Auxílio Funeral
Uma Resposta
Resta saber da qualidade destes atendimentos tenho notícias nada boas em relação a este aspecto!