Dois estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barão de Mauá, no bairro Fátima, se destacam no judô e na natação, trazendo várias medalhas para a cidade. Anielly dos Reis de Almeida, 13 anos, foi ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado mês passado, em Cuba, e Davi Luis dos Santos Pumes, 12, voltou com três medalhas de ouro e uma de prata das Paraolimpíadas Escolares, que ocorreu também no fim de novembro, em São Paulo.
Para a diretora da EMEF Barão de Mauá, Rosi Martins, ter os estudantes medalhistas na instituição é um motivo de orgulho e felicidade. “Nossa comunidade foi 100% atingida pela enchente, perdemos tudo. Nossa escola foi recuperada pela Prefeitura para podermos seguir adiante e ajudarmos os nossos jovens a realizar seus sonhos, a alcançar novas conquistas”, disse.
Anielly começou a treinar por incentivo do irmão Alan, 20 anos, que é faixa preta em judô. Hoje, ela é tricampeã brasileira e bicampeã estadual na sua categoria. “Colocamos o filho para fazer judô porque era hiperativo e ele acabou gostando do esporte, dando continuidade. A irmã se inspirou nele e começou a treinar”, relatam os pais Leidiane dos Reis, 45, e Renato Almeida, 68. Para que ela pudesse participar do Pan, tiveram de arrecadar fundos. A atleta, que soma mais de cem medalhas, não tem patrocínios. Para quem quiser ajudar, a chave-Pix é o telefone 51985161532. O instagram para seguir Anielly é @anyr3is_.
Mãe de Davi, Marta dos Santos, 37 anos, conta que por incentivo de um professor colocou o menino, que tem deficiência visual, a praticar natação. Em um ano e meio, conquistou 24 medalhas. “Ele participou de provas de 100 metros de nado crawl, costas e borboleta em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre e Caxias do Sul e está se preparando para o seletivo do ano que vem”, conta. Entretanto, ela diz que é muito difícil participar das provas pela falta de patrocínio. Para ajudar, a chave-Pix é o telefone 51993673581, e o menino pode ser acompanhado no instagram @paratleta_davipumes