Compartilhamento de patinetes elétricos em Canoas é pauta de reunião

Clique para ouvir esta notícia

A possibilidade de Canoas contar com um serviço privado de compartilhamento de patinetes em trecho da cidade entrou em discussão na manhã desta quarta-feira (8). Em reunião nas dependências da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), o representante da empresa Whoosh, Gustavo Sana, apresentou detalhes desta alternativa de deslocamento prática e sustentável cada vez mais presentes em grandes cidades do País. Detalhes a respeito de condições para viabilização das operações em determinados pontos do município, valores estimados por minuto rodado e alternativas de estações físicas entraram na pauta do primeiro encontro relacionado ao tema.

“Considero uma opção de mobilidade muito importante para a cidade e o que estiver ao nosso alcance para possibilitar a chegada desse serviço moderno de compartilhamento será feito. É um projeto de governo, de interesse tanto da Secretaria de Mobilidade Urbana, quanto também do Turismo, uma vez que os patinetes também são usados em momentos de lazer. Canoas é dona do terceiro maior PIB do Estado e inadmissível ainda não ter essa opção de deslocamento”, destacou o secretário da SMMU, Thiago Moyses. Não haverá necessidade de qualquer tipo de subsídio financeiro por parte da Prefeitura para fomentar o serviço.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Canoas, Pinheiro Neto, também participou do encontro. “Sabemos que a utilização dos patinetes, além de ser um meio de locomoção bastante usado em dias uteis, também é uma opção de lazer à disposição dos visitantes de centros e parques aos finais de semana. Estamos cogitando inclusive uma atividade futura para a população conhecer, andar e se ambientalizar com os equipamentos”, disse. Uma outra reunião está prevista para próxima semana a fim de discutir os próximos passos do estudo de viabilização do serviço.

Atualmente, apenas Porto Alegre conta com os patinetes elétricos à disposição da comunidade no Rio Grande do Sul. O uso dos equipamentos somente é possível por meio de cadastro no aplicativo da empresa responsável, pagamento de um valor para desbloqueio e taxa cobrada por minuto rodado.

3 Respostas

  1. Neste momento não tem a mínima condição de implantar esse tipo de.mobilidade, infelizmente.nossas ruas estão em.pessimas condições de caminho, calçadas.entao nem dá.para falar. Sinalização de transito em más condicoes ou inexistente. Se.implantar.assim, infelizmente vão morrer muitos canoenses.

  2. De fato não é prioridade, mas não vi em momento algum estar sendo tratada como tal. Acredito que faça parte dos planos de modernização da nossa cidade, após resolverem problemas cruciais e de maior importância. Dito isso, aplauso a iniciativa! É um sonho de todo cidadão de bem ver sua cidade modernizada com eficiência! Canoas precisa deixar de viver do passado e olhar para o futuro com responsabilidade!

  3. Seria uma ótima ideia desde que arrumem as ruas e calçadas da maioria das vias da cidade sem contar o centro que está um lixo secretariados e prefeito deveriam andar mais pela cidade mas provavelmente esses patinetes vão ficar só em torno do shopping novo e do capão do corvo para parecer que a cidade só vive em torno daquele lugar arregase as mangas prefeito Airton Souza arrume essa cidade é principalmente o transporte público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore