O CONHECENDO SEU VEREADOR traz hoje par a um Café com o Aldeia de Notícias o combativo caudilho Dario Francisco da Silveira, ele volta a Câmara de Vereadores após uma ausência de quatro anos, o vereador eleito pelo União Brasil com 1.285 votos, ficou ausente por concorrer como vice-prefeito de Luiz Carlos Busato e ser derrotado no pleito de 2020.
Com seu retorno, Dario vai para seu quarto mandato na casa do povo, ele é casado há 30 anos e pai de quatro filhos. Trabalhou por 31 anos na Multinacional Bayer S. A, responsável pelo setor de logística e gerenciamento de materiais, participando das implantações do sistema SAP e das certificações ISO 9000 e ISO 14000.
Principais projetos
Autor dos projetos de inserção digital, chamado Camara.com, e de concessão de vagas para adolescente institucionalizados, que se encontram sob a responsabilidade do município. Instituiu o Prêmio de Jubilamento aos servidores da Câmara Municipal de Canoas e incluiu a carreata e festa comemorativa de São Cristóvão no calendário de eventos do município de Canoas, entre outras proposições.
Esse é o vereador Dario, que agora nos conta a que veio para um mandato de 2025/2028.
O QUE DIZ O VEREADOR DARIO SILVEIRA
Conte um pouco de sua trajetória política, afinal são três mandatos anteriores e, agora o retorno à Câmara, o que o senhor tirou dessa história?
O que extraio dessa história é que a decisão das pessoas é soberana e que elas escolhem o representante para determinado momento da cidade. Desde já, sinto-me agradecido pôr as pessoas confiarem em mim, algo tão importante como o voto.
Venho de três mandatos, nos quais fui eleito em 2008, 2012 e 2016 (sendo o mais votado da cidade). Em 2020, sai como candidato a vice-prefeito e, por uma decisão do povo, não fomos eleitos. Porém, seguimos com nosso trabalho nas comunidades, como sempre fiz, mesmo antes de ser vereador.
- Já atuei como secretário de Esportes e Lazer, onde elevamos os índices da secretaria de 35% para 70%.
- Como secretário de Obras, asfaltamos mais de 90 ruas em apenas 9 meses.
- Como presidente da Câmara, eliminamos os pagamentos de sessões extraordinárias e trouxemos transparência para o trabalho legislativo.
- Na vereança, atuamos fortemente na fiscalização (que é a principal função do vereador) e apresentamos projetos de lei relevantes, como o que garante prioridade na concessão de vagas para adolescentes institucionalizados em abrigos da cidade, entre outros.
- Temos como bandeiras: a família, o tradicionalismo, a igreja, a saúde (em especial a fibromialgia), a educação, o esporte, e o apoio a outras pautas importantes que necessitam de defesa.
Posso dizer que, entre os novos entrantes, carrego a experiência de quem já atuou muitos anos na cidade, a intensidade de quem está retornando e quer fazer acontecer, e a esperança de dias melhores — que é o que todos nós, canoenses que amamos esta cidade, desejamos.
Não poderíamos deixar de perguntar sobre os quatro anos de ausência, como foi esse período?
Nesse período em que estive fora da vereança, continuei com meu trabalho junto à comunidade, pois é um tipo de atividade que gosto de exercer. Sou atuante em diversos grupos que, de certa forma, estão relacionados às minhas bandeiras. Adquiri algumas experiências profissionais que me possibilitaram obter um conhecimento adicional sobre o funcionamento das atividades da Corsan. Esse tempo fora também foi importante, pois ressignifiquei muitas coisas que me ajudaram a entender, de forma mais clara, meu papel na comunidade.
Tenho convicção de que meu lugar é na política e continuar, de maneira simples e sem extremismos, promovendo dignidade e uma vida melhor para os nossos canoenses.
Vamos falar de sua parceria com o Deputado Busato, o senhor foi candidato a vice dele, onde sofreram uma derrota eleitoral, quais as lições desse episódio?
Ter caminhado ao lado do Busato em 2020 como candidato a vice-prefeito foi extremamente importante para o meu crescimento e desafiador, especialmente porque a campanha aconteceu em meio a uma pandemia. A derrota e a vitória fazem parte da trajetória de qualquer candidato; o importante é que seguimos juntos e unidos.
Não vencemos em 2020, mas o Busato se elegeu deputado em 2022, e eu, vereador agora. Fui para o União Brasil, partido que me acolheu e que faz parte da composição da majoritária vencedora, com o Rodrigo como vice.
A grande lição, independentemente da vitória ou da derrota, é que sempre precisamos redefinir a rota, ajustar o que não está bom e dar ênfase no que está funcionando para seguir em frente.
Como volta o vereador Dario, são oito novos vereadores, incluindo o senhor, o que sentiu nos primeiros dias desta legislatura?
Os últimos anos foram muito complicados. Passamos por uma pandemia que agravou a situação da saúde em nossa cidade e por uma enchente histórica que devastou metade de Canoas, afetando toda a população. Voltar nessas condições é um grande desafio.
Com o avanço da tecnologia, especialmente das redes sociais, o populismo está em evidência. No entanto, é importante ressaltar que a fiscalização deve ser feita de forma responsável e sempre com o objetivo de contribuir para o crescimento da cidade, e não para interesses pessoais. Criar novas leis é necessário, quando forem efetivas, mas vale lembrar que já existem muitas leis que precisam ser colocadas em prática. O papel do vereador também é cobrar do Executivo para as leis existentes serem cumpridas.
Acredito que esse seja o caminho. Temos grandes vereadores na casa, tanto os novos quanto os mais experientes, e tenho convicção de que o debate será de muita qualidade, sempre priorizando os canoenses que nos confiaram essa missão.
Não podemos deixar de falar de seus adversários, eles caíram em desgraça política. Foram quatro anos em que Canoas parou, guerra com o vice e afastamentos, qual a nova Canoas que o senhor prospecta?
A nova Canoas que todos nós, cidadãos, desejamos é aquela que tenha uma legislatura sólida, sem idas e vindas, para podermos realizar o que precisa ser feito. Os efeitos da enchente não se limitaram à destruição dos bairros; também agravaram os atendimentos na saúde, que já estavam sobrecarregados, aumentaram as filas de cirurgias, impactaram o emprego, o transporte e a educação das nossas crianças. Esses reflexos, infelizmente, serão sentidos por anos.
Se não deixarmos o extremismo e os desafetos de lado para nos unirmos em prol da cidade, cada um seguirá puxando para um lado, e não chegaremos a lugar nenhum.
Para finalizar, o que visualizo é todos unidos para reconstruir nossa cidade e colocá-la no lugar de destaque que ela merece.
Como será sua relação com o governo Airton Souza e Rodrigo Busato?
Minha relação com o governo Airton será pautada pelo diálogo, sempre visando contribuir para o crescimento da cidade.
Represento a população e trabalho buscando melhorias para Canoas na totalidade. Acredito que podemos colaborar com o governo de forma responsável, oferecendo críticas construtivas que promovam o desenvolvimento da cidade.
O governo tem se mostrado receptivo e aberto ao diálogo, o que é fundamental. Sabemos dos desafios, especialmente na área da saúde, e devemos ter a sensatez de fiscalizar, não apenas apontando problemas, mas também propondo soluções.
Uma cidade não progride com brigas e desafetos. Estamos unidos pelo mesmo objetivo: reconstruir Canoas e melhorar a qualidade de vida dos canoenses.
E as enchentes de maio, fale um pouco de suas ações em prol da recuperação da metade da cidade destruída pelas águas.
Assim como a maioria das pessoas da cidade, eu atuei ajudando como podíamos naquele momento. Eu e minha esposa, Vera, ficamos 32 dias dentro do Santuário São Cristóvão, juntamente com a comunidade. Meus quatro filhos estavam todos nas ruas auxiliando nos resgates e nos abrigos, enquanto ela trabalhava na cozinha, auxiliando nas refeições para os abrigados e para outras comunidades e mais 22 dias na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Harmonia, onde coordenamos a cozinha solidária entregando refeições para as pessoas atingidas.
Juntamente com o restante das pessoas, recebíamos e separávamos doações, fazíamos ligações para outras cidades em busca de ajuda e distribuíamos os recursos para quem mais precisava naquele momento.
Agora, como vereador, meu papel é atuar junto ao Executivo na prevenção e no combate às cheias. Precisamos, por meio de emendas, buscar recursos para a ampliação dos equipamentos da Defesa Civil, a realização de limpezas constantes das tubulações e a implementação de novos projetos.
Deixe uma mensagem para a população de Canoas.
Teremos um grande desafio pela frente para reestruturar todas as áreas que sofreram com as consequências da pandemia e da enchente. No entanto, unidos, superaremos essas dificuldades e colocaremos nossa cidade de volta ao lugar de protagonismo que ela merece.