Segurança Pública de Canoas dialoga com lideranças da comunidade

Clique para ouvir esta notícia

O cenário de segurança pública nos bairros Fátima e Rio Branco esteve em pauta durante a reunião na noite da última quinta-feira (16), organizada por lideranças da comunidade. O secretário de Segurança Pública de Canoas, Major Alberto Rocha, representou a Administração Municipal durante o encontro realizado na Associação de Moradores do Bairro Rio Branco. Políticas públicas do Governo Municipal, patrulhamentos ostensivos da Guarda Municipal (GM), uso da tecnologia por meio de câmeras de monitoramento, assim como as possibilidades de colaboração dos moradores com as corporações de segurança foram apresentadas pelo Major Alberto.

“Considero extremamente oportuno e interessante que a gente comece um trabalho já tendo essa proximidade com as nossas comunidades. Na verdade, são lideranças, tanto do bairro Fátima como do bairro Rio Branco, que nos chamaram para ouvir o nosso planejamento. A gente conseguiu informar não apenas um telefone para contato 24 horas, mas como orientamos, principalmente, essa questão de boletim de ocorrência. Infelizmente, os delitos não comunicados são cifras ocultas e que não aparecem nos dados estatísticos”, avalia.

Um dos representantes da comunidade local recebeu convite do Major Alberto para conhecer a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O integrante da comissão de segurança dos bairros Rio Branco e Fátima, Diedison de Souza, desconhecia o funcionamento do monitoramento possível com a estrutura. Ele conheceu de perto a tecnologia na manhã de sexta-feira (17) e considerou positiva a reunião da quinta-feira. “A comissão avaliou o encontro como muito produtivo. A gente foi prontamente atendido e replicou isso entre os mais de 600 moradores do nosso grupo. A gente reuniu assinaturas e fez todo um esforço para dar visibilidade ao que está acontecendo nos bairros”, disse.

Os moradores dos dois bairros vêm demonstrando preocupação com a incidência de furtos, assaltos, arrombamentos e outros tipos de delitos em imóveis. Alternativas como policiamento comunitário, rede de vizinhos e vigilância colaborativa apareceram como opções de estratégias de parceria entre os populares e as forças de Segurança. Ainda participaram da reunião de quinta, representantes da Polícia Civil e 4ª Companhia da Brigada Militar.

Ainda segundo Diedison, a disparidade entre os números de delitos dos dados oficiais dos órgãos de Segurança com as ocorrências de conhecimento da população local está, de fato, associada ao não registro do boletim de ocorrência em inúmeros casos. As autoridades policiais representadas disponibilizaram seus canais de comunicação para a comunicação de crimes e o acionamento de agentes. Em Canoas, a Segurança Pública possui a disposição o número de WhatsApp (51) 93014751, pelo qual as equipes do CICC conseguem mobilizar policiamentos e compartilhar de modo mais ágil a denúncia do caso em andamento.

LEIA MAIS

Alerta: golpistas enviam e-mails falsos alegando irregularidades no alvará

Uma nova investida de golpistas vem sendo aplicada sobre classes empresariais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) alerta que estão sendo enviados e-mails falsos notificando empresários por apresentar possíveis irregularidades no alvará de funcionamento, a partir de uma suposta denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras. De acordo com a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, a mensagem faz menção a uma pasta que não possui tal responsabilidade de fiscalização e ainda utiliza de modo criminoso o nome da Prefeitura de Canoas, que por sua vez, não envia esse tipo de instrução por correio eletrônico.

O texto dos estelionatários informa ainda que “de acordo com a legislação vigente, todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado. O prazo para regularização é até o dia 09/2. A não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”. Um link não oficial é apontado para que o empreendedor tenha acesso a lista de possíveis irregularidades identificadas durante uma análise preliminar.

O acesso pode resultar em vírus no computador para tomar informações pessoais para cometer fraudes ou mesmo guias com cobranças indevidas. A secretária Patrícia faz um alerta. “A SMDEI não faz esse tipo de contato e os nossos e-mails oficiais possuem a extensão @canoas.rs.gov.br. Além disso, as fiscalizações da SMDEI são presenciais e com a identificação e matrícula do responsável”, descreve. Dúvidas e informações podem ser obtidas junto ao Escritório do Empreendedor (Dr. Barcelos, 969, Centro), ou através do telefone (51) 3425 7604.

Recentemente, a SMDEI já havia sido comunicada que estelionatários vêm aplicando o golpe do MEI, a fim de lesar microempreendedores individuais do município. Neste caso, mensagens de e-mail, WhatsApp ou SMS, sugerem irregularidades no alvará de funcionamento de estabelecimento ou na situação do MEI. Os sites falsos imitam as identidades visuais dos portais do governo para enganar as vítimas do ramo empresarial.

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

Troféu Compromisso Social é um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.
A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações. A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde desta sexta-feira (17), na sede da pasta.

“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse. Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente. “A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.

“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis. Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.

A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.

FotoS: Bruna Ourique / PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore