Voltamos! Após um breve período de férias, o Café com o Aldeia de Notícias retorna com o CONHECENDO SEU VEREADOR. Hoje nosso convidado é José Carlos Patricio, ele nasceu em Canoas, no bairro Mathias Velho. É formado em Administração de Empresas pela Ulbra. Começou sua vida profissional trabalhando na MADEF S.A, onde foi aprendiz do Senai. Após formado, tornou-se supervisor de Planejamento e Programador de Produção na Springer Carrier. Iniciou o curso de Engenharia Mecânica na Unisinos, mas não concluiu. Também exerceu o cargo de diretor da Transportadora Rubia Ltda.
Ingressou na política em 1992 pelo PSDB. Trabalhou na Trensurb, atuando como chefe de Gabinete da Diretoria de Operações, e foi diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras de Canoas. Em 2004, elegeu-se vereador, com 2.871 votos, conquistando mandatos sucessivos até 2024.
É autor de diversos projetos que vigoram como lei na cidade, tais como a que cria o Dia do Doador Voluntário de Medula Óssea, a da Semana Municipal da Juventude, a da Semana Municipal Espírita e a do Dia Municipal em comemoração à Lei Maria da Penha. Em 2011, foi um dos fundadores do PSD no Estado.
Dadas as devidas apresentações vamos saber um pouco mais de quem é e o que pretende o vereador reeleito para seu sexto mandato.

Quem é Patrício, um vereador com seis (6) mandatos, a que se deve tanto tempo no legislativo canoense?
A primeira vez que me elegi, em 2004, acredito que as pessoas tenham me dado um voto de confiança pelo que elas esperavam que eu fosse fazer na política. Mas de lá para cá, tenho certeza de que foi o trabalho e a entrega que sempre desempenhamos o mandato que o fez se renovar. E não só meu trabalho, mas de todos que ajudaram a construir o mandato: assessores, colaboradores, pessoas da comunidade que nos apoiam, parceiros de vida. Nessa última campanha, usamos como tema o trabalho e a experiência. Acho que o trabalho que realizamos e a experiência que fomos adquirindo ao longo dos anos dão às pessoas a confiança de que o mandato está no caminho certo.
Como o senhor avalia sua eleição pelo PSDB, o senhor hoje é oposição, com 2.144 votos?
Não gosto muito de dividir a Câmara em oposição e situação, como se não pudesse haver diálogo e entendimento entre os pares só porque foram eleitos apoiando este ou aquele candidato a prefeito. Sempre procurei exercer meu mandato apostando na construção de consensos e não de enfrentamentos. A cidade elegeu um prefeito que inclusive foi nosso colega no parlamento durante muitos anos e conhece nosso modo de agir. Teremos um diálogo franco e aberto com o prefeito Airton Souza e iremos ajudar a construir as soluções que Canoas precisa, estando no governo ou não.
A que se deve uma parceria tão duradora com o vereador Bamberg (farei a mesma pergunta para ele), ela tem rendido frutos e força política, nos explique um pouco dessa fidelidade entre vocês dois.
O Bamberg não é só um colega vereador, mas um grande amigo. A lealdade dele, a capacidade de ser um homem popular e simples, de dar voz aqueles que mais precisam são características que admiro nele. Ao longo dos anos, fomos desenvolvendo a liberdade de sermos francos um com o outro e isso só fortaleceu a nossa parceria e a nossa amizade. Tenho muito orgulho de fazer parte da mesma bancada que ele e de chamá-lo de amigo.
E as enchentes? O que o senhor pode nos relatar deste triste momento e como está trabalhando para auxiliar na reconstrução?
A enchente de maio foi certamente o pior momento da história da cidade de Canoas. Em 85 anos que temos como município, nunca vivemos nada remotamente parecido. Eu que nasci e me criei no Mathias Velho, do lado Oeste, que ficou completamente embaixo d’água, sofri demais ao ver o que era aquela região depois que os diques romperam e os rios invadiram tudo. A casa que era da minha família sumiu na água. Pessoas com que convivi a vida toda perderam tudo. Foi um momento tão difícil para mim que cheguei a duvidar que conseguíssemos nos erguer de novo. Mas o povo é incrível. Com toda aquela dificuldade, estendeu a mão e se ajudou. Uns aos outros, todos foram se ajudando. Essa solidariedade que vi nas pessoas durante aqueles dias de resgate foi principalmente o que me fez ser candidato em 2024: com a experiência que adquiri em 20 anos como vereador não poderia simplesmente virar as costas quando a cidade mais precisava de ajuda. É por isso que o nosso mandato, nessa legislatura, está dedicado à recuperação da cidade em todas as suas formas: queremos lutar pela retomada econômica não só do lado Oeste, mas de todo o município; por obras e reconstrução de escolas e postos de saúde atingidos pelas águas; e, não menos importante, pelo conserto definitivo e ampliação da cobertura dos diques. O poder público precisa investir no Lado Oeste. Quando as obras e os serviços públicos são levados a uma determinada comunidade, a economia gira. A economia girando, o comércio abre, o empreendedor empreende, as pessoas voltam a ter confiança e a vida melhora.
Sua relação com o governo Airton Souza e Rodrigo Busato, como será ou está sendo?
O prefeito Airton e eu fomos eleitos para a Câmara de Canoas juntos no PSDB pela primeira vez em 2004. Convivemos esse tempo todo na Câmara com cordialidade e respeito. Ele sabe que vai ter de mim atenção, diálogo e franqueza sempre. O Rodrigo Busato é também amigo querido. Um jovem talento da política que está demonstrando uma grande maturidade na função de vice-prefeito, mesmo com tão pouco tempo de mandato.
A Câmara se renovou com oito (8) novos vereadores, como está sendo esta nova legislatura e as perspectivas de recuperar a credibilidade do Legislativo canoense?
A renovação é algo comum na política. Vejo isso com naturalidade. Acho que essa legislatura pode ser uma das mais atuantes dos últimos anos exatamente por reunir, num mesmo plenário, vozes mais experientes com personagens mais jovens e novas lideranças. A credibilidade da Câmara e da Política de modo geral está diretamente relacionada com o trabalho que fazemos: se agirmos com rapidez e coerência, com o espírito público elevado, sem artimanhas, as pessoas vão reconhecer e aplaudir isso.
Qual será sua bandeira ou área de atuação neste novo mandato?
Certamente, a recuperação da cidade. Tivemos a enchente e todos os seus efeitos, mas não dá para esquecer que viemos de uma pandemia também. E o Brasil atravessou crises econômicas nos últimos anos que impactam na produção e na distribuição de renda. Tenho dados da Fundação de Economia e Estatística que dão conta de que nosso PIB está igual ao que era em meados de 2019. Ou seja, nossa economia é a de 2019, mas nossos problemas são os de 2025. Recuperar as condições para que a cidade cresça tem que ser nossa prioridade. Crescendo, aumenta a arrecadação pública e haverá mais dinheiro para Educação, Saúde, Segurança e tudo o mais que a cidade precisa e merece.
Deixe uma mensagem para a população de Canoas.
A minha palavra para Canoas sempre é de gratidão. Todas às vezes que disputei o cargo de vereador, o povo me retribuiu com a eleição. Faço política porque gosto, mas principalmente me dedico a ela porque as pessoas da minha cidade confiam no trabalho que faço. E essa parceria não quero romper. Obrigado, Marco, pela oportunidade de conversar contigo e com as pessoas que leem o Notícias da Aldeia. Parabéns pelo trabalho!
Uma Resposta
Estão há vários mandatos e sempre a mesma coisa. Porque não faz antes.