A Prefeitura de Canoas está mobilizando equipes de todas as secretarias municipais para avaliar, organizar e dar resposta aos danos causados pela chuva e ventania do final da tarde desta segunda-feira (31). Uma reunião realizada no início da noite desta segunda, liderada pelo vice-prefeito Rodrigo Busato, definiu as medidas que a administração municipal tomará ao longo da noite e da madrugada para restabelecer a normalidade na cidade. Os esforços coordenados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática vão desde a retirada de árvores caídas na fiação elétrica e nas ruas da cidade e o atendimento a pessoas que tenham sofrido danos em suas residências até a articulação com órgãos do Estado e com a concessionária de energia que atua na cidade para o restabelecimento dos serviços no Município.
De acordo com um levantamento prévio realizado pela Defesa Civil de Canoas, pelo menos 52 residências sofreram destelhamentos em toda a cidade. Até o início da noite, pelo menos 22 árvores haviam tombado e danificado fiações elétricas, imóveis e obstruído ruas em toda a cidade. Centro Comunitário Esportivo (CCE) Martin Luther King, no bairro Harmonia, a Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, e o Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, também sofreram danos. A Defesa Civil e as subprefeituras já estão distribuindo lonas para os atingidos conforme a necessidade, e a Secretaria Municipal de Assistência Social auxiliará caso haja pessoas desabrigadas. Equipes das secretarias de Serviços e Zeladoria Urbana, Obras e Reconstrução, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão articuladas e usando todos os seus recursos nas ruas de Canoas para retomar a normalidade.
No início desta noite, os telefones de emergência que permaneciam em funcionamento para a população eram o 153, da Guarda Municipal, e o 156, da Mobilidade Urbana. Hospitais e unidades de pronto-atendimento permaneciam funcionando.
35 escolas sofreram danos
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, 35 escolas sofreram avarias e duas delas, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Picucha e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Max Oderich, ambas no bairro Harmonia, não terão aulas nesta terça-feira (1) por causa dos estragos causados pelo temporal. A secretária municipal da Educação, Beth Colombo, ressalta que todas as outras escolas do Município funcionarão normalmente nesta terça-feira.
Uma Resposta
Minha casa foi destelhou
Caiu o telhado eo madeiramento destruí meus banheiro e agora estou na merda