Uma nova Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para Canoas foi entregue no fim da manhã desta terça-feira (6). O novo prédio, com 373,07 metros quadrados de área construída, oferece mais acessibilidade, melhores condições de trabalho aos servidores e promete qualificar o atendimento à população. Localizada na rua Ulysses Gomes Ferreira, 749, no bairro Mont`serrat, a estrutura física contará com setores de atendimento, secretaria, cartório, serviço de investigação, gabinete da delegada, depósito, sala de armas, celas de custódia temporária e estacionamento privativo.
“Esse é o nosso objetivo. É correr atrás todos os dias em prol de querer ajudar, melhorar, produzir e derrubar os indicadores de criminalidade. Essa é a nossa obrigação, como Secretaria de Segurança. A gente está correndo incessantemente atrás para dar melhores condições de trabalho e auxiliar as forças policiais. Muitos vão dizer que isso não é obrigação do Município, eu digo que é sim, porque os moradores são de Canoas e a nossa comunidade merece carinho, respeito e trabalho”, disse.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, reforça o empenho em combater a violência no município. “Como nós temos aqui a melhor instalação para combater essa violência terrível, que são os homicídios, também queremos fazer isso em todas as esferas da gestão pública. E vamos trabalhar muito e fazer da nossa cidade um modelo”, afirma. O diretor do Departamento Estadual de Homicídios, Mário Souza, não poupou elogios à nova delegacia durante a cerimônia de entrega. “É a melhor e mais moderna estrutura de uma Delegacia de Homicídios atualmente no Estado. É um espaço amplo, organizado, seguro, com muita funcionalidade e muitas condições de receber bem as vítimas, advogados, os familiares, as pessoas que forem interrogadas e o próprio dia a dia dos policiais civis”, disse o delegado.
O amplo imóvel vai possibilitar a mudança da delegacia da sede atual, junto à Avenida Boqueirão, no bairro Marechal Rondon, e, com isso, oferecer um espaço mais adequado para os trabalhos dos agentes da Polícia Civil, no esforço da elucidação dos crimes contra a vida.
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA
Canoas conta com moderno sistema de monitoramento da cidade e cercamento eletrônico do Centro

O secretário da Segurança Pública de Canoas, Major Alberto Rocha, explica que o sistema atual utiliza Inteligência Artificial para ajudar na identificação de pessoas e veículos. “Se um motorista, por exemplo, parar aqui no semáforo, abrir a porta e sair correndo, o que isso significa? No mínimo, é um assalto. A própria câmera faz essa leitura e avisa o operador da tela que alguma coisa está acontecendo. Um cidadão vem caminhando no Centro e daqui a pouco levanta as duas mãos, o que é isso? Assalto. Novamente, o equipamento detecta esse movimento estranho e avisa”, explica o secretário.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, acrescenta que o sistema de videomonitoramento inibe uma série de delitos na cidade. “Na região do Centro tinha muito aquelas chamadas saidinhas de banco e até mesmo algumas pessoas em condição de rua que ficavam perturbando os pedestres. E o uso dessa ferramenta vai ajudar a inibir muito a ação da delinquência para as pessoas terem realmente segurança na nossa cidade”, afirma.
O moderno conjunto de equipamentos é um importante aliado para uma rápida resposta das forças de segurança, desde o planejamento de ações estratégicas da Segurança Pública, intervenções por parte da Brigada Militar (BM), patrulhamentos da Guarda Municipal e apoio para investigações da Polícia Civil. Atualmente, o sistema conta com 179 câmeras em perfeitas condições de operação e o objetivo é alcançar a marca de 266. “Canoas será o primeiro município do Brasil a utilizar o sistema Alerta Brasil, banco de dados em nível nacional para ajudar na pesquisa de informações de pessoas e placas de veículos não apenas do Rio Grande do Sul, mas sim de todo território nacional”, acrescenta Major Alberto.