O Governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para controle de focos de influenza aviária de alta patogenicidade em municípios próximos do raio. O Decreto 58.169/2025 foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (17/5) e terá vigência por 60 dias.
A medida permite uma resposta mais rápida para combate aos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul.
O estado de emergência é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.
O QUE JÁ FOI FEITO EM CANOAS
ZOOLÓGICO DE CANOAS FECHADO TEMPORARIAMENTE
Visando a prevenção da gripe aviária, o Zoológico de Canoas informa o seu fechamento por tempo indeterminado. A decisão está alinhada com as orientações sanitárias e tem como objetivo a proteção da fauna local e dos visitantes.
Não há confirmação de casos da doença no município. Novas informações sobre a reabertura serão comunicadas em breve.
Fonte: Governo do RS
Foto: Portal Agro2
Uma Resposta
I que será frito com os patos, marrecos e gansos do Jardim do lago??