Nesta segunda-feira (19), aconteceu a Oficina Básica de Operador de drone, com o objetivo de habilitar agentes da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) no uso deste equipamento nas fiscalizações, além de facilitar o monitoramento de locais remotos e de difícil acesso.
“A utilização de tecnologias, aqui representada pela ARP (drone), serve para facilitar e dar mais eficiência na execução do serviço público, proporcionando mais rapidez nos processos, com um menor risco e maior exatidão. Os drones já são usados em inúmeros serviços, e a habilitação dos servidores públicos, principalmente das fiscalizações e segurança pública, é necessária para a modernização do serviço.” Relata o Instrutor da Guarda Municipal Márcio Acosta, responsável por compartilhar o conhecimento.
O uso de drones nas atividades de fiscalização é uma ferramenta inovadora e eficiente que será utilizada na melhoria da gestão e controle do meio ambiente. O monitoramento remoto, imagens de alta resolução, redução de custos e aumento da segurança, tornam os drones uma solução eficaz, pois melhoram a eficiência e a eficácia de suas atividades de fiscalização, conseguindo mapear e identificar locais de difícil acesso e áreas extensas, reduzindo deslocamentos de equipes e equipamentos, explica o Diretor de Fiscalização e Licenciamento da SMMA, Fernando Gluszczak.
Esta atividade com drones já é realizada pelas equipes da Guarda Municipal de Canoas e o objetivo desta oficina realizada pelo Centro de Formação e Aprimoramento em Segurança Pública da Guarda Municipal de Canoas (CeFASP-GM) é contribuir para que outros setores também possam utilizar desta ferramenta de ponta para a melhor prestação dos serviços.