Vereadores, estudantes e comunidade acadêmica reconhecem trajetória de impacto e compromisso social do IFRS
A Câmara Municipal de Canoas prestou, nesta terça-feira (26), uma homenagem pelos 15 anos do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa, proposta pelo vereador Gabriel Constantino (PT), foi realizada durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária, e contou com a presença de estudantes, servidores e representantes da instituição. Entre eles a diretora-geral Patrícia Nogueira Hübler e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Rech.
A homenagem marca os 15 anos do início das atividades letivas no campus, iniciado em 27 de agosto de 2010, e simboliza o reconhecimento do poder legislativo ao papel estratégico do Instituto Federal na formação de jovens e no desenvolvimento regional. Em sua fala, Gabriel destacou a importância da instituição na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade, com atuação em diferentes níveis educacionais, do técnico ao mestrado. “O Campus Canoas do Instituto Federal está debutando, fazendo 15 anos de história aqui na cidade. É um campus que tem um impacto muito positivo em Canoas, com cursos voltados para as especificidades econômicas da cidade, e que promove uma educação transformadora. A formação ali é gratuita, mas sustentada pelo suor de cada contribuinte. E, mais do que isso, é um investimento social”, afirmou o parlamentar. Constantino aproveitou o momento para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar viabilizada junto ao deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), para a execução de um projeto de extensão com foco socioambiental. A iniciativa ganha ainda mais relevância diante das enchentes de 2024, quando o Campus Canoas atuou como abrigo para mais de 700 pessoas por cerca de 30 dias. “A educação também está fora dos muros da sala de aula. E o Instituto Federal mostrou isso com solidariedade e ação concreta”, disse o vereador, ao entregar à diretora Patrícia e ao reitor Júlio o troféu de homenagem da Câmara.
Em sua fala, a diretora Patrícia Nogueira Hübler destacou a trajetória institucional do campus, desde a pedra fundamental, lançada em 2008, até a consolidação de uma estrutura que hoje atende cerca de 1.500 estudantes, com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ressaltou ainda os diversos projetos de formação, inclusão e cidadania realizados em parceria com o poder público, e detalhou os números da rede federal no país e no estado. “O Campus Canoas se consolidou como um instrumento do município, seja por meio da formação, seja com a disponibilidade da nossa estrutura. Atuamos em fóruns, conselhos e sempre que somos chamados. Em 2024, fomos chamados de outra forma: como abrigo. E hoje somos mais conhecidos por termos servido à cidade naquele momento tão difícil”, disse. A diretora fez um relato emocionante sobre os 30 dias em que a instituição recebeu famílias afetadas pelas enchentes, com doações, organização de espaços e mobilização de voluntários, incluindo estudantes e servidores. “Vivemos momentos que jamais esqueceremos. E queremos continuar fazendo parte da vida dos canoenses, não só com cursos, mas com presença e compromisso”, completou.
Encerrando a homenagem, o reitor Júlio Xandro Rech reforçou a importância do apoio do legislativo canoense na criação do campus, com destaque para a aprovação da doação do terreno em 2008. “Se existimos hoje, é porque esta casa foi decisiva. O legislativo tem um papel fundamental na consolidação de projetos de país como são os Institutos Federais”, afirmou. Representando os mais de 26 mil estudantes do IFRS, o reitor exaltou a trajetória do campus Canoas, lembrando que o reconhecimento da instituição ultrapassa correntes ideológicas. “Nenhuma cidade quer ficar fora dessa rede. Todos querem um campus do Instituto Federal porque sabem da qualidade que entregamos. O campus Canoas hoje é orgulho para nós, não só pelo ensino, pesquisa e extensão, mas pelo gesto histórico de abrir as portas quando a cidade mais precisou”, disse, referindo-se ao abrigo das enchentes como um marco na relação entre o IFRS e Canoas. “A partir de maio de 2024, o campus Canoas estabeleceu com essa cidade uma ligação umbilical. E isso jamais será esquecido.”
Fotos: Gian Guglieman