Câmara de Canoas homenageia Império da Mathias em Grande Expediente

Clique para ouvir esta notícia

Fundada em 2005 no bairro Mathias Velho, a Império da Mathias é uma das mais representativas escolas de samba do município

A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira (2), Grande Expediente em homenagem à Escola de Samba Império da Mathias, proposto pelo vereador Gabriel Constantino (PT). A sessão tem como objetivo reconhecer o legado cultural e comunitário da agremiação, além de abrir espaço para o debate público sobre o futuro do carnaval na cidade. Fundada em 2005 no bairro Mathias Velho, a Império da Mathias é uma das mais representativas escolas de samba do município, com forte atuação social e cultural nas periferias.

Em sua justificativa, Constantino destacou que a escola “representa mais do que o carnaval: ela é símbolo de identidade, coletividade e protagonismo da população periférica da cidade”. Durante sua fala no plenário, o vereador frisou que o Grande Expediente vai além da homenagem simbólica, tratando-se também de um chamado à ação. “Esse espaço tem como intuito não somente homenagear, mas também trabalhar efetivamente pela sociedade. E hoje a gente celebra um momento histórico: é a primeira vez que a Secretaria de Cultura vem até a Câmara desde o início do mandato do prefeito Airton Souza”, pontuou.

A sessão contou com a presença da adjunta de Cultura, Nalígia Raquel, do secretário Caio dos Santos e de representantes de diversas escolas de samba de Canoas. Em sua fala, Nalígia destacou a importância do diálogo institucional e mencionou os impactos das enchentes sobre as agremiações carnavalescas. “Sabemos o quanto é desafiador. Muitas das entidades foram afetadas e isso precisa ser observado pelo poder público”, afirmou.

Já o secretário Caio dos Santos reforçou o compromisso da pasta com a realização do carnaval em 2026 e anunciou a criação de uma comissão específica, composta por representantes das escolas, para organizar o calendário e as ações preparatórias. “Era um desejo da sociedade como um todo. Já começamos a estruturar. Ontem tivemos a primeira reunião da comissão do carnaval, que vai tratar desde o lançamento da corte até os desfiles”, informou. Caio também fez um apelo à corresponsabilidade entre o poder público e a sociedade civil: “O governo não pode assumir sozinho a organização. É necessário envolver a iniciativa privada e organizar as escolas administrativamente. Vamos trabalhar juntos para que todas recebam apoio igualitário”.

Presente na tribuna, o conselheiro do Conselho de Organização do Povo Negro, Noé Oliveira da Silva, elogiou a iniciativa e relembrou a trajetória do sambista Cacaio, falecido irmão de Tita, presidenta da Império da Mathias. “O Carnaval sai da periferia e movimenta cultura e criatividade em todos os cantos da cidade. Tita, tu mereces essa homenagem. Teu povo gosta disso também”, afirmou. A presidenta da escola, Vera Lúcia da Silva (Tita), reforçou o papel das escolas de samba como espaços de formação e pertencimento. “É muito bonito ver o secretário falar sobre o nosso carnaval. A cultura que a gente faz é viva, é resistência”, declarou.

Fotos: Matheus Goulart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore