Projeto “Sangue bom é quem doa” envolveu estudantes, professores e responsáveis em ação que pode beneficiar mais de 100 pessoas
Em dias tão tempestuosos que passamos sempre é bom lembrar de gente que faz pela comunidade, em 16 de junho, 42 estudantes, professores e responsáveis da Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente participaram de uma ação solidária de doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas. A iniciativa foi organizada pelas turmas de terceiro ano em parceria com o projeto “Sangue bom é quem doa”, idealizado pelo professor Jonathan Zotti da Silva, com o objetivo de formar novos doadores de sangue entre os jovens.
Além dos alunos do terceiro ano maiores de idade, estudantes de 16 e 17 anos dos segundos e terceiros anos também participaram, acompanhados por seus responsáveis. Ao todo, 21 pessoas doaram sangue pela primeira vez, enquanto outras seis já eram doadoras regulares. Quinze voluntários não puderam doar em razão de restrições temporárias. A ação resultou em mais de 12 litros de sangue coletados, o que pode beneficiar mais de 100 pessoas, considerando que cada doação pode ajudar até quatro pacientes.
O sucesso da mobilização foi possível graças a uma parceria com o Programa Doando Vida, da Prefeitura de Canoas, que disponibilizou um ônibus da SOGAL para o transporte de 34 participantes da Escola André Leão Puente até o Hospital Universitário.
Doador de sangue e incentivador de novas gerações de doadores há mais de uma década, o professor Jonathan Zotti da Silva celebrou os resultados:
“Essa foi a maior ação que já organizei. A ideia de usar a energia da juventude para promover um trote solidário foi muito efetiva. Agradeço a todos que participaram, e especialmente às alunas Kauana e Giovana, que divulgaram a ação, ao Rafael Bemfica, do Programa Doando Vida, e ao Matheus Azevedo, do Banco de Sangue do HU, pelo apoio fundamental. No segundo semestre, tem mais!”
O projeto “Sangue bom é quem doa” pretende realizar novas ações periódicas, envolvendo escolas, instituições e ampliando a divulgação nas redes sociais para incentivar a cultura da doação voluntária de sangue.
Interessados em participar das próximas iniciativas podem entrar em contato pelo e-mail sorjoncanoas@gmail.com ou acompanhar as atualizações nas redes sociais do professor Jonathan Zotti da Silva: @sorjoncanoas.
Uma Resposta
Gratidão ao professor Jonathan por esse insentivo e pela organização a essa nova geração, e também a escola André Leão Poente e a diretor Felipe por esse e empenho e a todos os doadores meu muito obrigado. O município, estado e mundo precisa de pessoas maravilhosas como vocês. Doar sangue é doar vida e amor ❤️