O Café com o Notícias da Aldeia conversou com o Prefeito Airton Souza, falamos sobre a vitória no STF que o livrou da acusação de improbidade administrativa. E abordamos temas, como os rumos do governo após a absolvição, sobre os que torciam pela sua condenação, a crise na saúde, falta de pagamento dos médicos, a demora em tapar os buracos da cidade, as obras do Hospital de Pronto Socorro e, também, sobre os alinhamentos políticos para o futuro.
Airton respondeu sobre as questões postas pelo Notícias da Aldeia e você pode conferir o que ele disse.

Como é governar livre do fantasma das acusações?
Sigo com a mesma tranquilidade. Sempre acreditei que chegaria o momento em que seria absolvido. Felizmente, o STF analisou com responsabilidade o processo e corrigiu um grande equívoco. Agora posso focar totalmente em trabalhar por Canoas.
Qual sua resposta para aqueles que falavam e desejam sua condenação?
Fizeram um carnaval fora de época. A Justiça provou que não se ganha eleição no tapetão e legitimou o resultado das urnas. Sigo concentrado em governar. O tempo mostra a verdade e nosso compromisso é com a cidade.
E o futuro, como será, visto que o senhor tem, ainda, mais de três anos no comando de Canoas?
Será com muita dedicação. Vamos entregar muitos resultados com os projetos que estamos elaborando. Acredito que, com humildade, nossa Canoas terá serviços públicos de qualidade para atender toda a população. É praticamente impossível, no mundo todo, um governo colocar tudo em ordem no primeiro ano — ainda mais depois da maior enchente da história da cidade e de anos de problemas recorrentes. Mesmo assim, estamos trabalhando de forma intensa e planejada para que os próximos três anos sejam de grandes conquistas e de reconstrução sólida.
Uma das coisas mais urgentes de Canoas é a Saúde, principalmente os médicos, o senhor falou em evento recente de um plano para pagamento dos atrasos com os profissionais, como será esse plano?
Estamos fazendo nossa parte como município: investimos 30% da arrecadação em saúde, quando o mínimo é 15%. O programa Assistir retirou recursos da saúde de Canoas, mas não retirou os pacientes de outros municípios, já que somos referência regional. Enquanto Estado e governo federal não aumentarem os repasses, vamos conviver com essa dificuldade. Estamos negociando com hospitais e UPAs para reduzir custos e, assim, garantir o pagamento em dia da folha dos profissionais.
O Tapa-Buracos prefeito qual o prazo para nossas vias estarem recuperadas?
Demorou um pouco para iniciar o trabalho de recuperação, pois encontramos a prefeitura sem contrato de tapa-buracos. Estamos há 30 dias com as equipes em ação e o serviço deve levar cerca de 60 dias para as ruas estarem em boas condições.
O HPSC ficou para 2026, quais os entraves para tantos adiamentos?
A Caixa Econômica Federal apontou uma série de problemas no projeto que precisaram ser corrigidos. Após superar muitos entraves burocráticos, estamos próximos de realmente acelerar a obra de reconstrução do nosso HPSC, que é fundamental para a saúde de Canoas e de mais de uma centena de municípios. Seguimos cobrando e acompanhando cada etapa para garantir a entrega com qualidade.
Qual o alinhamento político de Airton Souza, rumores dão conta de novos caminhos, como está sua relação com o PL?
Meu foco é somente a gestão pública. Os rumores são meras especulações. Estou concentrado em governar e em entregar resultados para a cidade, que é o que realmente importa para os canoenses.
LEIA SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE AIRTON NO STF
JURISTA OPINA | Desdobramentos da absolvição de Airton Souza pelo STF em ação de improbidade


















