O prefeito Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato receberam, nesta segunda-feira (22), no Paço Municipal, a presidente do Fórum das Entidades de Canoas, Maria Isabel Bodini Viegas, a diretora do Instituto Nia Hub, Helena Grundig, e a advogada e ex-vice-prefeita Gisele Uequed. Na ocasião, foi entregue o convite para o evento de lançamento da Iniciativa Canoas Resiliente e Sustentável, que ocorrerá no dia 30 de outubro, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS).
Idealizado pelo Fórum das Entidades, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nia Hub e tem como meta posicionar Canoas para se tornar a primeira cidade sustentável do Brasil a conquistar o selo internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). A iniciativa também prevê a criação de uma plataforma digital, que será gerida pela sociedade civil e universidades locais, garantindo continuidade e participação permanente da comunidade acadêmica.
O prefeito Airton Souza destacou o compromisso da gestão com a construção de uma cidade mais preparada para o futuro.
“É minha missão trabalhar todos os dias para que Canoas seja uma cidade melhor. O lançamento do Projeto Canoas Resiliente e Sustentável é um passo fundamental nessa caminhada. Vamos fazer de tudo para que esse projeto tenha êxito, porque ele representa qualidade de vida, inovação e responsabilidade com as próximas gerações.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou a importância da perenidade da proposta.
“A grandeza desse projeto está também no fato de que ele será conduzido pelas universidades, o que garante que a iniciativa não dependa de ciclos políticos ou trocas de gestão. Canoas vai colher resultados duradouros, que ficarão como legado para a cidade e para toda a região.”
A presidente do Fórum das Entidades, Maria Isabel Bodini Viegas, ressaltou a necessidade de fortalecer a cidade diante dos desafios climáticos.
“Depois da enchente de 2024, é essencial que Canoas se torne mais resiliente e sustentável. O selo LEED nos dá parâmetros internacionais para que possamos planejar e agir de forma responsável, tornando nossa cidade um exemplo para o país.”
A ex-vice-prefeita e advogada Gisele Uequed destacou o impacto positivo que a certificação pode trazer para o desenvolvimento econômico.
“Ao conquistar o selo LEED, Canoas estará preparada para atrair novos investimentos, gerar oportunidades e mostrar ao Brasil e ao mundo que somos uma cidade que aposta no futuro sustentável.”
Já a diretora do Instituto Nia Hub, Helena Grundig, apontou que o município pode se tornar referência nacional na reconstrução urbana.
“Canoas tem todas as condições de ser um modelo de cidade sustentável. Com esse projeto, temos a oportunidade de mostrar como é possível enfrentar grandes desafios, como os que vivemos em 2024, e transformar a experiência em referência para outras cidades brasileiras.”
O LEED é o sistema de certificação de edificações, comunidades e cidades sustentáveis mais reconhecido do mundo, fornecendo diretrizes abrangentes para construções e cidades eficientes, saudáveis e econômicas. Globalmente reconhecida, a certificação conta com o apoio de uma ampla rede de organizações e profissionais comprometidos em impulsionar práticas cada vez mais sustentáveis.