Competição contou com 233 ginastas de oito cidades gaúchas no sábado (11)
Canoas foi palco da Taça RS de Ginástica Rítmica, evento promovido pela Federação Gaúcha de Ginástica Rítmica (FGGR) e que contou com apoio da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A competição reuniu 233 ginastas inscritas, vindas de oito cidades gaúchas. O evento aconteceu no Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho. A competição premiou cada categoria e teve resultados gerais. As três melhores entidades foram: em 1⁰ lugar a Ginástica Vera Ghisleni (GVG), de Canoas; em 2º a Sogipa, de Porto Alegre e em 3º o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. A estimativa de público foi de aproximadamente mil pessoas ao longo do dia.
O evento foi dividido em quatro turnos. A treinadora do programa “Talentos do Esporte”, da SMEL, Juliana Rodrigues Soares, passou dois turnos com as ginastas e outros dois como árbitra. Ela conta que foi muito bom ter participado. “A Taça RS é um evento muito importante para a formação de novas ginastas e para as mais experientes é mais uma oportunidade de competir e testar as coreografias. É uma competição muito tradicional aqui do nosso Estado e é um privilégio poder trabalhar e ajudar no sucesso do torneio”, avaliou.
Marisa Leite, secretária técnica da Federação de Ginástica do RS (FGRS) disse que a Taça RS de Ginástica Rítmica é um evento que trabalha a massificação do esporte no Estado. “Esse ano, nós tivemos a participação de 15 entidades, de oito cidades do Rio Grande do Sul, das categorias desde o Pré-Mirim, de crianças de 6 anos até o Sênior, acima dos 60 anos. Uma novidade também na Taça RS é a ginástica rítmica masculina, onde nós adaptamos o regulamento para que os meninos também pudessem competir”, explicou.
Júlia Cardoso, professora de ginástica em Gravataí, disse que estava com sua turma na Taça RS, que é um evento bem importante para se fazer uma avaliação das atletas e perceber o que se pode melhorar, de como está sendo feito o trabalho dentro do clube. “É também uma oportunidade delas poderem se apresentar em individuais, trios, conjuntos, de uma forma mais avaliativa. Então, a gente gosta bastante dessa proposta e estamos muito felizes de estar aqui”, comentou.
Mariana Klein, de 9 anos, faz ginástica há cinco anos, é um esporte que ela ama muito e hoje teve a chance de participar da competição da Taça RS. “Foi muito legal, foi uma experiência que eu nunca vou esquecer. Eu adoro as minhas colegas de ginástica, elas são muito legais e são minhas amigas. A profe também sempre me apoia, ela é muito legal, eu amo muito as duas professoras”, disse a pequena competidora.