Segunda edição do trote solidário da Escola André Leão Puente levou 33 participantes ao Banco de Sangue do HU
No dia 13 de outubro, o projeto “Sangue bom é quem doa” voltou a movimentar a comunidade escolar com mais uma importante ação em Canoas. Dessa vez, 33 estudantes, professores e responsáveis da Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente participaram de uma nova edição do trote solidário de doação de sangue, realizada no Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas.
A atividade, organizada pelas turmas de terceiro ano em parceria com o projeto idealizado pelo professor Jonathan Zotti da Silva, teve como principal objetivo formar novos doadores de sangue entre os jovens.
Ao todo, 20 pessoas fizeram a doação de sangue. Entre os doadores, 9 já haviam participado da primeira edição do trote solidário, realizada em 16 de junho. Já 8 participantes doaram pela primeira vez, e outros três já são doadores regulares. Esses números refletem o sucesso da iniciativa, que vem consolidando uma cultura de solidariedade e compromisso social entre os estudantes. Outros 13 participantes não puderam doar devido a restrições temporárias.
O professor Jonathan Zotti da Silva destacou o envolvimento da comunidade escolar e reforçou a importância das parcerias que tornam a ação possível. Destacou a parceria com o servidor Matheus Bemfica, responsável pelo Programa Doando Vida, da Prefeitura de Canoas, que disponibilizou um ônibus da SOGAL para o transporte dos participantes da Escola André Leão Puente até o Hospital Universitário. Também agradeceu à Graziela Vargas, servidora do Banco de Sangue, que colaborou com a troca de informações prévias que contribuiu para o bom andamento da atividade.
Doador de sangue e formador de novos doadores há dez anos, Jonathan celebrou os resultados da ação:
“Ver essa gurizada lotando um ônibus para doar sangue é algo muito gratificante. Meu sonho é que esse movimento se espalhe por outras escolas de Canoas e do Estado. Já pensou? Se cada escola organizasse uma ação assim, dificilmente faltaria sangue nos hospitais.”
O projeto “Sangue bom é quem doa” pretende realizar novas ações periódicas, envolvendo escolas, instituições e grupos de jovens, ampliando a divulgação nas redes sociais para incentivar a cultura da doação voluntária de sangue.
Interessados em participar das próximas iniciativas podem entrar em contato pelo e-mail sorjoncanoas@gmail.com ou acompanhar as atualizações nas redes sociais do professor Jonathan Zotti da Silva: @sorjoncanoas.