Brigada Militar forma mais 870 alunos em programa de prevenção às drogas e à violência em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Cerimônia de formatura da segunda turma do ano do Proerd foi realiza na manhã desta sexta-feira (28)

O Programa Educacional de Resistência à Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Brigada Militar, formou, nesta sexta-feira (28), mais 870 alunos em Canoas. No segundo semestre de 2025, a iniciativa foi realizada com 32 turmas de quintos anos de 17 escolas públicas e privadas da cidade. A cerimônia de formatura foi realizada na Igreja Lagoinha e reuniu autoridades civis e militares, estudantes e familiares. O evento foi animado pela Banda da Brigada Militar e pela mascote do programa, o Leão Daren.

De acordo com o comandante do 15º BPM, o tenente-coronel Clóvis Ivan Alves, somadas as duas turmas do ano, foram formados em 2025 cerca de 1,8 mil alunos na cidade. Todos os participantes receberam certificados. Os alunos escolhidos pelas melhores redações em cada turma receberam, além do certificado, também uma medalha e um leão de pelúcia. Além disso, três bicicletas, doadas por patrocinadores, foram sorteadas entre os participantes.

“O Proerd é importante por conscientizar os participantes sobre o que significam as drogas, a violência e o bullying. Significa plantar uma sementinha no coração destas crianças para que elas possam ter a opção de dizer não a tudo isto”, comenta o coronel. Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, diz se emocionar a cada nova formatura que participa. “Não vou cansar de apoiar o Proerd e buscar o apoio do poder municipal para desenvolvermos o programa em um número cada vez maior de escolas na nossa cidade”, conta.

Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rondônia, Carolina Sperber Rosa afirma ter percebido resultado também em sala de aula com os estudantes que participaram do programa. “Vi alunos mais reflexivos, pensando mais nas ações, se organizando mais entre eles, tendo um trabalho mais coletivo”, conta. Segundo ela, as lições do programa foram desenvolvidas junto da disciplina de Ensino Religioso. “Trabalhamos questões de bullying, postura e escolhas que as crianças precisam fazer, colocando para eles que dentro da nossa vida a gente faz escolhas e que as nossas escolhas vão ter saldos positivos ou negativos”, destaca.

A estudante da EMEF Rondônia, Alexandra Xavier, 11, afirma ter gostado de participar do programa. “Gostei muito de tudo o que aprendi. Aprendi a ser responsável, a levar uma vida mais saudável. Pretendo levar este ensinamento para a minha vida e passar para outras pessoas, para os meus pais, meus primos”, comenta.

Ao todo, a cada semestre são 10 lições, passadas em aulas semanais, realizadas dentro da grade curricular. Nas aulas, os policiais militares abordam com os pequenos assuntos relacionados a drogas lícitas, como álcool e tabaco e também diferentes formas de violência, como o bullying. A iniciativa, desenvolvida no RS desde 1998, é realizada com crianças com idades entre 10 e 12 anos e baseada em um programa americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

Foto: Vinicius Thormann/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore