Teve início, nesta sexta-feira (28), a primeira turma do curso de gastronomia Confeitaria e Panificação, realizada no Restaurante Popular, localizado na Avenida Boqueirão, 2781. A ação integra uma parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), a Secretaria de Assistência Social e a empresa patrocinadora M. Dias Branco, com execução da CufaRS.
Voltado especialmente para mulheres, o curso tem como objetivo ampliar oportunidades de qualificação profissional e geração de renda, fortalecendo a autonomia das participantes. Além de oferecer refeições à população em situação de vulnerabilidade, o Restaurante Popular também tem se consolidado como espaço de formação e desenvolvimento de habilidades. Serão ministrados três encontros com a carga horária total de 20 horas, com 25 alunas.
Para Lilian Dornelles, aluna da turma inaugural, a capacitação representa novas possibilidades:
“Aproveito todas as oportunidades que surgem aqui. Gosto de cozinhar, de receber os amigos com algo diferente. Coloco amor em tudo o que faço, e esse curso vai abrir outro espaço na minha vida profissional.”
A professora Cristina Dutra, do curso de Nutrição, destaca o foco da formação. “Vamos ensinar o manuseio correto dos alimentos, o aproveitamento integral e a elaboração de preparações mais saudáveis.”
A coordenadora da CUFA, Cristiane Dutra, reforça o impacto social da iniciativa. “Trabalhamos pelo empoderamento das mulheres, oferecendo oportunidade, independência financeira e a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de seus filhos e de toda a família.”
Segundo o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a qualificação profissional segue como prioridade nas ações desenvolvidas. “Nosso compromisso é ampliar caminhos para que a população tenha acesso a novas alternativas de trabalho e renda por meio da formação.”


















