Guarda Municipal de Canoas participa de treinamento de ambientação em aeronave policial

Clique para ouvir esta notícia

Qualificação foi realizada sexta (5), o hangar da Polícia Civil, em Porto Alegre, e contou com a participação de 15 agentes municipais

A Guarda Municipal de Canoas deu um importante passo na qualificação técnica de seus efetivos ao participar, na última sexta-feira (5), da 1ª Turma de Ambientação em Aeronave Policial. A ação foi realizada no hangar da Polícia Civil, em Porto Alegre. Ao todo, 15 operadores da GMC integraram a instrução, ministrada pelo Departamento de Aviação da Polícia Civil/RS, por meio de ação conjunta que reforça a integração entre as forças de segurança.

O treinamento teve como objetivo estreitar os laços institucionais entre as corporações e capacitar os agentes da Guarda Municipal quanto a procedimentos mínimos e essenciais envolvendo aeronaves policiais. Entre os conteúdos abordados estiveram noções sobre espaço necessário para pousos de emergência, aproximação segura da aeronave, isolamento de área, além de procedimentos de resgate e transporte de feridos, conhecimentos indispensáveis em cenários de emergência e grandes operações.

Durante a atividade, os operadores aerotáticos do Departamento de Aviação, representados pelo responsável pelo núcleo de instruções, o comissário Dionel Gabana de Souza, promoveram, ainda, uma instrução prática de rapel, executada em ambiente seguro e controlado, possibilitando aos guardas municipais o contato direto com técnicas utilizadas em operações aéreas especiais.

A capacitação contou também com a presença do diretor do Departamento de Aviação, o delegado Carlos Iglesias Junior, da escrivã Camila Meggiolaro dos Santos, primeira mulher piloto de helicóptero das forças de segurança do Rio Grande do Sul, além de outros operadores que realizaram demonstrações de equipamentos, rotinas operacionais e procedimentos específicos da aviação policial.

Para o supervisor da Guarda canoense, Luciano Ferraz Ribeiro, a qualificação reflete diretamente a experiência recente vivida pelo município, durante as enchentes de maio do ano passado. “Após os eventos climáticos extremos enfrentados pela cidade em 2024, ficou evidente a importância estratégica do Departamento de Aviação nas ações de resposta e salvamento. Preparar a Guarda Municipal para atuar de forma integrada com essas equipes é investir em eficiência, segurança e preservação de vidas”, destaca.

Já o inspetor regional Ulysses Guilherme Oliveira Bennech destaca o caráter técnico e preventivo da instrução. “Saber isolar corretamente uma área de pouso e evitar aproximações equivocadas de um helicóptero não é apenas uma questão operacional, é uma medida de segurança vital para os operadores e para a população. Esse tipo de conhecimento faz diferença em ocorrências reais”, opina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore