Desde a madrugada desta quinta-feira (15), equipes da Prefeitura de Canoas estão mobilizadas atendendo as ocorrências registradas em função do temporal que atingiu a cidade. Uma série de medidas emergenciais foi adotada, a fim de minimizar os efeitos da forte chuva, que superou a média esperada para todo o mês de junho.
As regiões mais afetadas, em curto período de tempo, foram os bairros São Luís e Mathias Velho, segundo levantamento preliminar. Em função do alto índice de chuva nas últimas 24 horas, as ações preventivas não foram suficientes para evitar o acúmulo de água.
A Defesa Civil e equipes das secretarias estão na rua atendendo aos chamados de emergência, com prioridade para desobstrução das ruas, drenagem e atendimento às famílias atingidas. Até o início da manhã desta sexta-feira (16), 12 pessoas desalojadas (quatro adultos e oito crianças) foram encaminhadas ao ginásio do Colégio La Salle São Paulo. Demais famílias atingidas seguiram para casa de familiares. Estão sendo providenciadas alimentação, agasalhos e outros materiais em caráter emergencial.
Em caso de emergência, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelo telefone (51) 99322-5764 ou o Corpo de Bombeiros (193). Em função da alta demanda de contatos, a Defesa Civil está com um número alternativo: (51) 3476-3400. Solicitações de atendimento também podem ser feitas nas subprefeituras e via Central de Atendimento ao Cidadão, pelo 0800 510 1234 ou, presencialmente, na Rua Ipiranga, 120, Centro.
Acumulados de chuva registrados entre a noite e a madrugada em diferentes bairros da cidade (últimas 24h):
– São Luís: 171.8mm
– Mathias Velho: 131 mm
– Rio Branco 110.6 mm
– Estância 110.2 mm
*atualizado às 9h de sexta-feira
Escritório de Comunicação – Ecom