Levamos a reclamação dos moradores e empresários da rua Berto Círio, bairro São Luís, próximo dos trilhos do trem e o caminho que dá acesso à estrada BR-386, Tabaí-Canoas, para a Prefeitura Municipal de Canoas. O acúmulo de lixo e o descarte desenfreado de lixo é uma preocupação constante e a reclamação é de abandono por parte do poder público. Os reclamantes dizem que os valos não são limpos em torno de cinco (5) anos, porém, a Prefeitura contesta essa informação. Segundo as autoridades responsáveis a vala da Berto Círio foi limpa no ano passado, e dizem não proceder aquela informação de que a limpeza não acontece há cinco (5) anos.
Mas enfim, o importante é que recebemos um retorno do poder público com a seguinte nota:
Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Obras, a limpeza da vala da rua Berto Círio, no bairro São Luís, está prevista para o final do mês de julho. No momento, as equipes realizam a limpeza das valas dos bairros Fátima e Rio Branco, que está na metade do processo.
A limpeza das valas é anual. Para se ter uma ideia, um trecho de 100 metros limpos este ano na rua Primavera, a qual já havia passado por limpeza no ano passado, foram retirados nove caminhões de lixo, por conta do descarte irregular.
Roteiro de limpeza das valas:
Mathias Velho, Niterói, Fátima, Rio Branco e São Luís, fazendo o giro por todas as valas anualmente.
Em relação ao acúmulo de lixo na via, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou uma ação de recolhimento de resíduos há cerca de duas semanas, mas, infelizmente, o descarte irregular segue ocorrendo.
NOTA DO NOTÍCIAS DA ALDEIA
O importante é a fiscalização com rigidez desses descartes irregulares, eles estão por todos os lados e bairros de Canoas. Parecem estar organizados e migram conforme as autoridades agem, temos problemas graves, a Prefeitura vai limpa e fiscaliza e eles começam o descarte em outro lugar. Quando as autoridades chegam eles, como nômades, partem e despejam o lixo em outros bairros. É preciso multas pesadas, prisões e, principalmente, tirar esses caminhões e caçambas de circulação. Só assim o problema, realmente, poderá ser estagnado.