Nosso papo de hoje não é para julgar quem é bom ou mau, certo ou errado, é um exercício de futurologia e saber quais os possíveis destinos da Política de Canoas.
A primeira pergunta é, teria sido Nedy tão eloquente em sua defesa que poderia mudar um jogo de cartas marcadas?
O fato é que o Dr. Nedy de Vargas Marques já esteve muito cassado, mas muito mesmo, foram 18 votos que aprovaram o requerimento do pedido de impeachment. Isso já nos dava uma visão de seu futuro, o afastamento do cargo de vice-prefeito e uma ilegibilidade de oito (8) anos. Porém, vieram os debates na comissão processante e Nedy acha que o quadro mudou ao seu favor.
É sobre isso que falaremos.
A casa do povo, cada vez mais distante, possui 21 vereadores, são eles:
Cris Moraes, Gilson Oliveira, Jonas Dalagna, Maria Eunice Dias Wolf, Patteta, Abmael, Leandrinho, Eric Douglas, Alexandre Gonçalves, Pastor Duarte, Eracildo Linck, Marcio Freitas, Emilio Neto, Cezar Mossini, Juares Hoy, Airton Souza, Adriano Agitasamba, Aloisio Bamberg, José Carlos Patricio, Jefferson Otto e, por fim, Jurandir Maciel que entrará no lugar do vereador Dr. Laércio que perdeu o cargo ontem.
Agora vamos ao LIVRO DAS POSSIBILIDADES
Os certos que irão votar pela cassação são: Cris Moraes, Maria Eunice, Jonas, Patteta, Eric Douglas, Pastor Duarte, Bamberg, Patrício, Otto, Emílio, Adriano Agita Samba, Gilson Oliveira
Contra a Cassação: Alexandre Gonçalves, Juares Hoy e Abmael
Os que ainda podem mudar de lado: os vereadores do MDB nunca se sabe o rumo que irão tomar. Mossini, por exemplo, discursou contra o requerimento e votou a favor, então coloquemos como indecisos aqui, com Link e Airton. Juntam-se a eles Márcio Freitas, Leandrinho e o recém-chegado Jurandir Maciel, que apesar de estar no PTB, é muito ligado ao Deputado Busato e isso pode pesar em sua decisão.
Faço questão de dizer, que isso é uma percepção do articulista e não uma previsão, de qualquer forma o quadro mostra-se indefinido, visto que para cassar o Dr. Nedy precisariam 14 votos dos 21 e, hoje, os indecisos é que definirão o destino do vice-prefeito.
Serão dias de muita negociação, por exemplo, tem vereadores com mãe e pai no governo, terão eles moral para votar a favor de Nedy? O fato, é que Nedy, certo mesmo, têm três (3) votos e precisa de mais cinco (5) para se salvar.
A batalha da promessa e da certeza de cargos é que irá definir o rumo do Dr. Nedy, em Canoas tudo é negociável. Nedy contava com um novo afastamento de Jairo Jorge pela justiça durante a processante, mas parece que isso não ocorrerá e teremos, sim, uma votação na Câmara. Após, uma possível judicialização em caso de derrota do vice no legislativo.
As torcidas estão enlouquecidas nas redes sociais, a grande maioria já passou por vários governos, inclusive desse, afinal Nedy e Jairo foram eleitos juntos. Mas como toda a separação ninguém que ceder em nada e nem fornecer leite para a prole desmamada.
Os próximos dias serão de grande expectativa e tensão, o Dr. Nedy diz que vencerá na Câmara, ele garante já ter os votos necessários. Mas, para nós, a coisa é uma briga entre a moral e negociata por cargos.
Com a palavra os indecisos!
OS RITOS DA PROCESSANTE
Após depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, entenda os próximos passos da Comissão Processante.
PRAZOS
A Comissão Processante tem até 90 dias para concluir o processo. Transcorrido o prazo sem o julgamento, a investigação será arquivada.
PRÓXIMOS PASSOS DO PROCESSO DE IMPEACHMENT:
Concluído os depoimentos, Nedy tem o prazo de 5 dias úteis, com início em 23/06/2023, para consultar o processo e apresentar a defesa por escrito, nos termos do inciso V do artigo 5o do Decreto-Lei 201/67.
Por fim, após os 5 dias úteis, em 03/07/2023, a Comissão Processante emite o parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação e solicita ao presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento.
JULGAMENTO
Na sessão para julgamento do impeachment, o processo será lido integralmente, e então, os vereadores têm 15 minutos cada, caso queiram se manifestar.
Nedy de Vargas Marques, ou seu procurador, terá o prazo mínimo de duas horas para apresentar a sua defesa. Concluída a manifestação, começam as votações para decidir se o vice-prefeito é ou não culpado pelas infrações articuladas na denúncia. Para que Nedy tenha o mandato cassado, é preciso que 14 dos 21 vereadores votem a favor do impeachment. Concluído o julgamento, o presidente da Câmara anuncia imediatamente o resultado e fará lavrar a ata da votação.
Se houver condenação, o presidente expedirá o decreto legislativo da cassação do mandato do vice-prefeito. Caso Nedy seja absolvido, o presidente da Câmara comunicará à Justiça Eleitoral o resultado.