Saúde reforça a necessidade da vacinação infantil

Clique para ouvir esta notícia

O aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças motivou o Governo do Estado a decretar emergência em saúde pública. O crescimento das doenças respiratórias nesta época do ano reforça a importância de medidas de prevenção, em especial a vacinação.

Em Canoas, de acordo com a enfermeira Luciane Godoi, da Diretoria de Imunologia da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 7.518 crianças se imunizaram contra a gripe, o que representa 27,13% do total. Em relação à Covid-19, as taxas ficam em 51,8% (crianças de 5 a 11 anos); 11,3% (crianças de 3 a 4 anos) e 12,28% (crianças de seis meses a 2 anos).

Os percentuais são considerados baixos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que os pais e responsáveis confiram as carteirinhas de vacinação e procurem pelas vacinas disponibilizadas, de forma gratuita, pelo SUS.

Onde vacinar as crianças

Nas unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h (população a partir de 12 anos). No período da Operação Inverno, as UBSs Caic, Mato Grande, União e Nova Niterói funcionam com horário estendido de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.

As doses contra Covid e gripe também são disponibilizadas no Shopping Canoas e no ParkShopping (sábados e domingos) e nas ferramentas de participação Prefeitura na Rua (sábado) e Prefeitura Itinerante (domingo a sexta).

Medidas preventivas

Além da vacinação, a lavagem constante das mãos e o uso de máscara para quem estiver apresentando sintomas gripais são algumas das medidas de prevenção recomendadas.

SRAG

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma complicação da síndrome gripal. Os sintomas geralmente são febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular e dor nas articulações. A evolução acontece quando o paciente apresenta também falta de ar, cansaço, sonolência, saturação de oxigênio menor que 95% ou agravamento de doenças preexistentes. Caso a criança apresente um ou mais destes sintomas, ela deve ser levada para a Unidade Básica de Saúde do bairro que fará os primeiros atendimentos e, se necessário, a encaminhará para atendimento na UPA.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore