Os canoenses terão pela frente uma semana com tempo chuvoso, vento e queda nas temperaturas. O Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) informa que os volumes de chuva previstos para os próximos dias são considerados baixos e devem ficar em torno de 15 mm. Já as rajadas de vento devem chegar até 50 km/h.
A segunda-feira (24) começou com temperatura amena, sem precipitações significativas no município. A previsão do tempo indica pancadas de chuva a partir desta terça (25). Ainda segundo as projeções, a queda mais significativa na temperatura acontece a partir da noite de quarta-feira (26).
A queda nos termômetros está associada à passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. De acordo com o monitoramento do Eclima, um novo ciclone extratropical será formado longe do Estado e terá somente o papel de acelerar a passagem da frente fria.
Confira a previsão para a semana em Canoas:
Terça-feira (25) – Muitas nuvens provocam chuva, de moderada a forte, no decorrer do dia. Apesar da instabilidade, a temperatura sobe um pouco mais. Mínima de 15ºC e máxima de 20ºC.
Quarta-feira (26) – Novamente nuvens provocam chuva no decorrer do dia, com risco de trovoadas localizadas. As temperaturas começam a cair a partir da noite. Mínima de 11ºC e máxima de 18ºC.
Quinta-feira (27) – Predomínio de sol com céu claro ao longo do dia. Temperatura baixa durante o dia, ficando mais frio à noite. Mínima de 7ºC e máxima de 16ºC.
Sexta-feira (28) – Dia será claro e ensolarado, mas inicia com bastante frio. Mínima de 4ºC e máxima de 17ºC.
Novas datas das ações volantes da Defesa Civil
As ações volantes da Defesa Civil previstas para o começo desta semana, na segunda (24) e terça-feira (25), foram transferidas em virtude da previsão de chuva. A população da região da Rua da Mata, a popular Rua Morta, no bairro Mato Grande, receberá a iniciativa na quinta-feira (27), enquanto que a comunidade da Fazendinha será contemplada na sexta-feira (28).
As mobilizações em benefício de comunidades em situação de vulnerabilidade social iniciam sempre às 14h, com a distribuição de agasalhos, calçados e fraldas. Em alguns pontos ocorrem também doações de alimentos e cobertores, conforme a disponibilidade.
Até o momento, dez ações volantes da Defesa Civil, realizadas desde o início do mês, já somaram 512 atendimentos, com a distribuição de 14.945 peças de roupas, 893 pares de calçados, 402 pacotes de fraldas, 336 cestas de alimentos, 289 cobertores, 61 litros de leite e 20 travesseiros.
Cronograma de ações volantes
27/07 – Rua da Mata, popular Rua Morta, no bairro Mato Grande
28/07 – Fazendinha, situada cerca de cinco quilômetros após a rua da Barca