Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro participaram, nesta quarta-feira (2), da roda de conversa com a temática “A gente só quer paz – Bora conversar sobre relacionamento interpessoal!”. A atividade é alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, além de fazer um trabalho com as vítimas, é fundamental realizar a prevenção, que começa na sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “É importante que esses momentos de conversa aconteçam, pois os jovens são a nossa esperança de mudança e de quebra dos ciclos de violência”, salientou.
A atividade teve o objetivo de falar sobre os tipos de violência, a partir de uma abordagem voltada à comunicação não violenta com o público da EJA. A roda de conversa foi realizada dentro de uma temática que vem sendo trabalhada nas escolas, mas com uma visão para as relações de um modo geral.
Para o diretor da EMEF Irmão Pedro, Alexsandro Borba, é fundamental conscientizar os alunos sobre o Agosto Lilás e a temática da violência contra as mulheres. “Eles acabam vendo muita coisa nas redes sociais e nas mídias de modo geral. Muitos acabam trazendo as suas experiências, infelizmente negativas, com pessoas próximas a eles. Nós temos conhecimento dos alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social e isso acaba sendo muito forte dentro das suas próprias famílias. E quando abordamos esses assuntos, acaba sendo de suma importância para eles”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber, Cíntia Nascimento, as atividades, que ocorrerão em outras escolas da rede, têm o objetivo de proporcionar reflexão sobre a temática da violência. “Nós estamos falando sobre os tipos de violência, mas com foco na abordagem da comunicação não violenta através de dinâmicas e de uma apresentação que provoque a reflexão nos alunos”, afirmou.
Durante a atividade, os estudantes participaram de uma dinâmica para refletirem sobre a questão de “não fazer ao outro aquilo que não quero que façam comigo”. A educadora social do CRM Patrícia Esber, Joana da Silva, apresentou aos jovens os tipos de violência de acordo com a Lei Maria da Penha, os processos culturais que acabam envolvendo a questão da violência doméstica, o ciclo de violência e os pilares da comunicação não violenta. A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás e segue até o dia 31 de agosto, com encerramento na EMEF Santos Dumont.