O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Canoas iniciou nesta segunda-feira (7), um mutirão para coletas de exames de carga viral, em pessoas que vivem com HIV.
De acordo com a gestora técnica do SAE, enfermeira Cristiane Campos, o objetivo é atender a demanda reprimida desses exames, que inicialmente estavam agendados para o final do mês de agosto. “Com a ação iniciada nesta segunda, antecipamos a coleta de exames CD4 e Carga Viral, buscando dar mais agilidade aos atendimentos dos pacientes que já são acompanhados no SAE”, ressalta.
Com a antecipação destes exames, será possível agilizar o início ou a continuidade do tratamento dos usuários do SAE. Serão aproximadamente cinco turnos extras de coletas e espera-se que mais de 200 exames sejam realizados.
“Os pacientes estão sendo contactados para antecipar a coleta. O exame de carga viral é importante, pois objetiva mensurar o número de vírus circulante no organismo da pessoa infectada e com isso avaliar a efetividade do tratamento. A recomendação é que o exame seja realizado no início do tratamento, antes de iniciar a medicação e como seguimento a cada seis meses”, destaca Cristiane.