Estudantes participam de capacitação em primeiros socorros

Clique para ouvir esta notícia

Buscando garantir maior segurança no ambiente escolar, cerca de 40 alunos das EMEFs de Canoas participaram, nesta quarta-feira (9), de uma capacitação em primeiros socorros. Os estudantes tiveram contato com noções básicas, no caso da necessidade de atender emergências nas escolas. As formações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Municipal de Educação (SME) e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na ação, a gurizada utilizou um manequim torso para Reanimação Cardiopulmonar. Quem aproveitou o boneco para testar as técnicas que observou na palestra foi a Giovanna da Silva, 13 anos, aluna da EMEF Rio Grande do Sul. “Eu nunca tinha tido esse contato com os primeiros socorros, mas acho que é super importante. Ter esses conhecimentos garante que a gente possa salvar alguma vida, seja na escola ou na família”, relatou.

“É fundamental multiplicarmos esse conhecimento de como prestar primeiros socorros dentro do ambiente escolar. Esse serviço vem ajudando muito na capacitação dos nossos educadores, mas consideramos fundamental levar também aos estudantes. São conhecimentos que vão ajudar eles durante toda a vida” explicou a assessora pedagógica da SME, Giorgia Santos.

Projeto já é oferecido aos profissionais das escolas

As capacitações iniciaram em abril, contemplando todos os profissionais das EMEIs e dois representantes das EMEFs. Aproximadamente 400 servidores já participaram. A capacitação é ministrada pelo enfermeiro Angelo Tressoldi, do SAMU, que repassa aos participantes conhecimentos sobre como agir em casos de engasgo, paradas cardiorrespiratórias, traumas, convulsões, entre outras.

Além de prezar por maior segurança no ambiente escolar, o projeto atende ao disposto na Lei Federal 13722/2018. A Lei Lucas, como é conhecida, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado e de recreação infantil. As capacitações abordam os seguintes temas:

– Cinemática do trauma
– Controle de temperatura
– Aspectos psicossociais
– Parada cardiorespiratória
– Reanimação cardiopulmonar
– Obstrução de vias aéreas por corpo estranho
– Hemorragias
– Traumatismo craniano
– Fraturas e imobilizações
– Queimaduras

Texto: Gabriel Amaral/PMC – Edição: Carina Jung/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore