Por *Rodrigo Schmitt da Silva
Jairo Jorge insiste na narrativa de que a situação do HU atual se deve a suposto “atraso no aditivo” do contrato no ano passado.
O que ele não assume é que a culpa é dele. Aliás, o que mais Jairo Jorge faz na vida é tentar fugir de suas responsabilidades.
Com essa narrativa falsa de Jairo, foi montada uma farsa, um golpe que visava tirar o mandato do Vice-Prefeito.
Contudo, ficou tudo claro demais e os Vereadores arquivaram a tentativa de golpe de Jairo Jorge sem nem mandar a votação.
Ruy Muniz, conhecido nas páginas policiais por desvios na saúde que giram em torno de trezentos milhões de Reais em Minas Gerais e responsável pela Funam, fez uma proposta em valor ridículo e insuficiente para administrar o HU, visando direcionar para si o contrato pelo menor preço (tão menor que era absurdamente insuficiente).
O Tribunal de Contas apontou a insuficiência dos valores da ridícula e suspeita proposta, mas Jairo Jorge fez pouco caso do Tribunal de Contas e assinou o contrato com o seu parceiro Ruy, que responde pelos mesmos crimes que Jairo Jorge (líder de organização criminosa, desvio de milhões da saúde, proveito do dinheiro público para interesses familiares).
Dois meses após a assinatura do contrato, Ruy Muniz já tinha recebido dezenas de notificações por descumprimento do contrato e já estava pedindo mais dinheiro que teria sido prometido por Jairo Jorge, na forma de aditivo.
Dr. Nedy buscou a Justiça e afastou a FUNAM. O valor que a Funam pretendia superaria em mais de vinte milhões do que foi o necessário alcançado ao Hospital.
O ex-secretário da Fazenda explicou que nada faltou ao HU no período em que Dr. Nedy foi Prefeito, pois os valores do contrato foram antecipados até que o aditivo fosse autorizado pela Justiça e fosse feito o reequilíbrio do contrato, em encontro de contas, não deixando dívida alguma e fazendo tudo dentro da legalidade.
As testemunhas foram unânimes em dizer que a intervenção foi fundamental e tirou o HU da crise que Jairo Jorge colocou.
Vale destaque que, uma das testemunhas que abonou a legalidade dos atos do Vice-Prefeito foi o próprio Promotor de Justiça que acompanhou a intervenção que foi colocado a depor pelo próprio Dr. Nedy no golpe tentado pelo Jairo Jorge e devidamente fracassado.
Enquanto Jairo Jorge tem sua prisão pedida pelo Ministério Público Estadual e afastamento pedido pelo Ministério Público Federal, o Dr. Nedy colocou Promotor da cidade para depor sobre a legalidade dos seus atos na intervenção.
A narrativa furada de Jairo Jorge é um desrespeito ao Vice-Prefeito, aos Vereadores, ao Ministério Público e à inteligência de qualquer pessoa decente que tenha mais do que um neurônio.
Porém, acima de tudo, é um desrespeito ao sofrimento dos canoenses e de todos os gaúchos que precisam do HU.
Ao invés de inventar lorotas pela sua frustração de não ter conseguido ultimar a negociata intentada com Ruy Muniz, deveria criar vergonha na cara e tentar resolver a situação que Jairo Jorge mesmo criou.
Contudo, esperar que Jairo Jorge crie vergonha na cara agora é esperar demais.
Apenas espero que o TRF4 faça a sua parte e coloque Jairo Jorge no lixo da história da política canoense de vez, o qual é o seu lugar.
*Advogado
Uma Resposta
Márcio Freitas na cabeça faz e tem fazendo a diferença