O risco de fortes rajadas de ventos, chuvas, raios e granizo segue ao longo desta quarta-feira (23) no município. As previsões meteorológicas adversas fazem com que o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) mantenha o estado de alerta. As estruturas das secretarias de Obras, Transportes e Mobilidade, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Segurança Pública, além das subprefeituras, do Escritório de Participação e de serviços de emergência em saúde, continuam de sobreaviso.
Não houve registros de danos materiais ao patrimônio público, nem situações de alagamentos ou ocorrências comunicadas nos plantões da Defesa Civil, Guarda Municipal (GM), Trânsito e outros departamentos, entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. Os acumulados até o início da manhã não chegaram a ser expressivos. Foram contabilizados 10,4 mm no bairro Estância Velha; 9,4 mm no Marechal Rondon; 6 mm no Rio Branco; 9 mm no São Luís e 3,6 mm no Mathias Velho.
Conforme o Eclima, a instabilidade permanece nesta quarta, com muitas nuvens e chuva forte a torrencial a qualquer hora do dia. Está mantido o risco de rajadas de vento, raios e granizo. Houve um aumento nas projeções de volumes de chuva, de fortes a torrenciais, que podem chegar aos 70 mm.
Estratégias adotadas
Mobilização – O Comitê de Gestão de Risco permanece mobilizado e em estado de alerta. Em caso de necessidade, os membros se reúnem, presencialmente, no Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Monitoramento – A operação nas Casas de Bombas segue sendo monitorada por meio dos seus coordenadores, em conjunto com os agentes de mobilização. O trabalho será feito por equipes, em diferentes turnos, de modo ininterrupto.
Defesa Civil – Casos de emergência podem ser comunicados pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764. O órgão também distribui lonas para as subprefeituras, caso necessário. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.
Maquinário – Equipes das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos permanecem de sobreaviso.
Subprefeituras – Equipes das subprefeituras vêm desenvolvendo ações de prevenção nos últimos meses, com hidrojateamento, limpeza de bocas de lobo e buscas para recolhimentos de galhos de árvores e entulhos.
Abrigos – Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Carina Jung – PMC