O programa Canoas Solidária, iniciativa que acolhe a população em situação de rua e seus animais de estimação, chegou ao fim na manhã do último sábado (16). A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou mais de seis mil atendimentos em 91 dias. O número representa uma média de 67 acolhimentos por dia. Ao todo, 510 pessoas passaram pelo local.
Conforme o secretário da SMAS, Paulo Souza, o programa Canoas Solidária foi muito mais do que um acolhimento de inverno. “A iniciativa buscou proporcionar momentos de integração entre os acolhidos, promovendo o aumento da autoestima e mostrando possibilidades de recomeçarem suas vidas”, salienta.
O projeto teve início em 16 de junho, no Ginásio do Colégio La Salle São Paulo, no bairro Niterói, com capacidade para atender 100 pessoas. Nesse período, a população contou com atividades culturais, atendimentos de saúde e o serviço do Banco de Oportunidades, além de outras ações realizadas com parceiros como a Universidade La Salle e a Pastoral da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Houve também a arrecadação de doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e peças de vestuário.
Albergue Municipal
Mesmo fora do período de inverno, Canoas conta com o serviço do Albergue Municipal, que funciona durante todo o ano, todos os dias, no bairro Mathias Velho. O local, que tem capacidade de abrigar entre 48 e 70 pessoas, atende das 19h às 7h.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC