A Prefeitura de Canoas participou do Encontro de Cidades Urban 95 de 2023. A iniciativa reuniu em São Paulo, nesta semana, representantes dos 27 municípios que integram o projeto, para compartilhar e trocar experiências sobre as políticas públicas e os serviços para a primeira infância.
Canoas foi representada no evento pelo prefeito Jairo Jorge, pela secretária municipal de Educação, Beth Colombo, pela secretária adjunta do Escritório de Projetos, Jerusa Mattos, e pela professora Juliana Silva. Na programação, gestores e técnicos puderam conhecer hortas urbanas e pátios naturalizados, locais que oportunizam o desemparedamento da infância para crianças das escolas. Também foram realizadas diversas palestras e painéis, que discutiram políticas para a primeira infância e escolas como espaço de resiliência climática e de saúde.
“Esse é um evento que nos traz importantes reflexões para pensarmos a nossa cidade, a mobilidade e os serviços para crianças de até cinco anos. Canoas é pioneira no programa Primeira Infância Melhor e referência nacional em políticas públicas para as crianças. Por isso, é fundamental termos esse espaço para troca de experiências e ideias com outras cidades que fazem parte da iniciativa”, ressalta o prefeito Jairo Jorge.
A secretária de Educação destaca a importância de se ter um olhar cuidadoso para criar junto aos serviços da cidade um ambiente que propicie às crianças a integração com os mais diversos espaços. “A parceria com a Urban e a troca de experiências com outras cidades nos ajudam a refletir sobre como devemos seguir aprimorando cada vez mais o bem-estar das nossas crianças”, ressalta Beth.
Sobre a Urban
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer. A rede convida líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de três anos. Em Canoas, são realizadas atividades com esse propósito desde 2021, quando a Administração Municipal assumiu o compromisso de promover a inclusão da criança na cidade e oferecer condições adequadas para a mobilidade urbana e a oferta de equipamentos públicos que atendam a necessidade específica da Primeira Infância.
Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC