Após algum tempo fora das notícias, porém, agindo nos bastidores, o Sucedâneo Nedy de Vargas Marques resolveu responder umas perguntas para o nosso site. Desde sua vitória na Câmara de Vereadores, que evitou seu impedimento do cargo de vice-prefeito, ele tem se mantido em seu exílio no gabinete da Fioravante Milanez com a Getúlio Vargas. Seus dias são de reuniões e visitas de apoiadores fiéis, conquistados ao longo de sua caminhada política.
O fato novo é que o vice-prefeito fez sua opção, irá trocar o Avante pelo Partido Liberal que, segundo ele, trabalha sobre o prisma e a orientação da legalidade. O convite foi feito pelo presidente estadual do PL, Deputado Giovani Cherini, e a decisão está praticamente tomada.
Ir para o PL não é a primeira mudança de partido de Nedy, foi importante membro do PMDB e passou pela metamorfose da agremiação para MDB. Rompeu com o partido em 2020 e rumou para o Solidariedade onde montou a chapa vitoriosa com Jairo Jorge e chegaram ao Paço Municipal. Hoje Nedy está no Avante e, agora, ruma em direção ao PL. Passa a ser o grande nome dos liberais para tentar ocupar o cargo de Prefeito em 2024.
Então vamos às perguntas, sendo o que interessa para o leitor, elas serão poucas, mas importantes para saber o que se passa na cabeça do vice mandatário da cidade de Canoas.
Dr. Nedy, como tem sido seus dias no executivo municipal, desde sua vitória na Câmara e que evitou seu impedimento?
Em primeiro, importante registrar, que minha vitória na Câmara Municipal significou que dez dos Vereadores, usando o bom senso, independentemente de julgamento, requereram o arquivamento do processo, porque aquilo nada mais era do que uma tentativa de golpe, engendrado por um indivíduo, que precisava de uma cortina de fumaça para esconder os crimes que lhe são imputados pelo Ministério Público. No entanto, graças ao bom senso de dez Vereadores, a tentativa de golpe foi arquivada, fazendo Justiça.
Por outro lado, muito embora a retaliação que me foi imposta pelo Prefeito, que reduziu minha assessoria para uma única pessoa, que me proibiu o uso do automóvel, que retirou a impressora, além de ter determinado o despejo do gabinete do Vice-Prefeito para local distante do Paço Municipal, permaneço cumprindo o mandato que me foi outorgado pela população. Diariamente, atendo e acolho as pessoas que procuram meu gabinete, que, aliás, são várias. Também, quando solicitado, usando meu próprio carro, faço visitas a moradores, a locais e obras públicas.
A oposição de Canoas anda perdida e a procura de um líder, o senhor seria esse líder?
Não tenho conhecimento se há oposição perdida e também nunca fui procurado para liderar oposição.
Em 2022, o senhor negociou com membros do PT, liderados por Paulo Pimenta, um apoio à candidatura de Lula para presidente. Agora o senhor ressurge com a pretensão de ser o porta-voz do Bolsonarismo em Canoas, o que mudou desde então e o fez seguir para esse rumo?
Eu nunca negociei com ninguém, muito menos com membros do PT para apoiar quem quer que seja. Deixo claro, que fui convidado pelo Deputado Cherini, Presidente do Partido Liberal, para me filiar a essa agremiação. Confirmo, que aceitarei o convite, fundamentado no argumento de que sou radicalmente contra à corrupção, nos moldes apontados pelo Ministério Público, há bem pouco tempo, no governo municipal de nossa cidade. Optei pelo Partido Liberal, por ser uma agremiação que defende, entre outros valores, o da legalidade dos atos no Poder Público.
Todos sabemos que o senhor não ficará no Avante e que está à procura de uma agremiação que lhe dê condições de disputar o pleito de 2024, o senhor por meio de líderes locais e do Deputado Federal Lucas Redecker, chegou a estar negociando sua ida para o PSDB do Governado Eduardo Leite. Rumo esse que era dado como certo, o que aconteceu durante o percurso que provocou o afastamento dessa possibilidade?
Respeito e admiro muito o PSDB. Entretanto, por razões políticas, juntamente com meus apoiadores, optei pelo Partido Liberal.
Sendo a possibilidade uma realidade, o senhor terá que unir os Bolsonaristas de Carteirinha da Cidade, inclusive no PL que já tem gente se lançando para concorrer ao Paço Municipal. Como irá lidar com esse desafio?
Vou para o PL como mais um filiado, sem qualquer pretensão especial. Vou para somar.
Por fim, vamos falar dos seus possíveis adversários, o seu ex-aliado, Jairo Jorge, deve concorrer à reeleição e hoje é seu grande inimigo político, como o senhor projeta essa disputa de dois membros atuais do Paço Municipal?
Seu eu for candidato, o que menos me preocupa são os adversários. O Julgador será o povo, quem não deve não teme.
O senhor ainda tem esperança de um possível afastamento do prefeito pelo Judiciário, isso lhe daria uma vantagem eleitoral, pois o senhor assumiria o cargo em pleno período eleitoral, é uma boa vantagem né?
Esse tema é de competência do Poder Judiciário.
Deixe uma mensagem para os Canoenses e o que eles podem esperar de Nedy de Vargas Marques.
Aos canoenses, que por certo estão observando tudo que está acontecendo em nossa cidade, especialmente com os desvios de conduta, mostrados pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, que enfrentam grandes dificuldades na área da saúde pública, na hora da doença e da dor, deixo a mensagem, que não se deixem enganar por malfeitores.
De mim, o que podem esperar, é que enquanto estiver no Poder Público, sempre agirei com lealdade e legalidade. Objetivando servir e não me servir.