Em um final de dia repleto de magia e alegria, a 38ª Feira do Livro de Canoas foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (6), em solenidade que ocorreu na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. O evento, que é reconhecido com um dos maiores eventos literários do estado do Rio Grande do Sul, tem como tema nesta edição os 150 anos de Santos Dumont e homenageará a cidade de Viamão, além do casal de escritores Luiz Antônio de Assis Brasil e Valesca de Assis, e o maestro Octávio Longhi (in memória).
As falas iniciaram pelo secretário da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Eliezer Pacheco, que destacou o objetivo de tornar Canoas uma cidade que consuma e seja referência para a cultura. “Estamos iniciando a 38ª Feira do Livro que, juntamente com outros eventos que temos feito ultimamente, como o Festival do Cinema e a Semana Farroupilha, começa a consolidar, cada vez mais, Canoas como um polo de cultura, e acho que esse tem que ser o nosso grande objetivo, nos transformarmos em uma cidade que inspire os demais municípios da região”.
Logo após, o curador da Feira do Livro, Luciano Alabarse, destacou a programação qualificada do evento, que carrega um protagonismo fundamental da literatura. “Eu peço que todos os canoenses e também os não canoenses que aproveitem a Feira do Livro! A gente trabalhou muitos meses até chegar nessa programação, pensando em todos os públicos”.
O patrono da 38ª Feira do Livro de Canoas, Caio Riter, agradeceu a oportunidade de representar uma feira tão grandiosa. “Escrever é alimentar afetos e, sem o leitor, a literatura não cumpre seu papel maior, que é o de ser ponte, para dentro e para fora. Estou muito honrado de ser patrono de uma feira tão significativa como a de Canoas! Cada encontro com as palavras é sempre um convite para novas histórias, novos textos e novos poemas”.
Por fim, o prefeito municipal, Jairo Jorge, exaltou a importância do evento, destacando que mesmo em meio a adversidades, a cultura não pode ficar esquecida. “Os livros sempre me permitiram voar, e a cultura tem um poder transformador, de tocar a alma das pessoas, e por isso, mesmo neste momento tão difícil das finanças da cidade, nós estamos aqui, fazendo a Feira do Livro, de cabeça erguida, porque nós não desistimos da cultura!”.
A 38ª Feira do Livro de Canoas ocorre de 6 a 21 de outubro, com diversificada programação, repleta de atividades literárias e culturais, autores, artistas, palestras e contação de histórias. A programação completa você confere em canoas.rs.gov.br/feiradolivro.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades locais, como o prefeito municipal, Jairo Jorge, da primeira-dama, Thais Pena, da subprefeita distrital Centro, Naligia Alves, do secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, do patrono da 38ª Feira do Livro de Canoas, o escritor Caio Riter, do curador da Feira, Luciano Alabarse, da coordenadora infanto-juvenil, Sônia Zanchetta, da arauta, Leila Silveira, da secretária municipal de Educação, Beth Colombo, do secretário municipal de Turismo de Viamão, cidade homenageada, Gugu Strait Jr., que esteve representando o prefeito da cidade.
Ainda estiveram presentes, familiares de um dos homenageados, maestro Octávio Longhi (in memória), os filhos Mauro e Silvia Longhi, a coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura, Mari Martinez, os representantes do comandante do V Comando Aéreo Regional, brigadeiro aviador, Marcelo Riveiro, e o assessor de relações institucionais, coronel aviador Paulo Rogério Glézer. Representando o marketing corporativo do Zafari, Rafaela Mendes. Também prestigiaram o evento, o secretário chefe de gabinete da Prefeitura municipal de Canoas, Celso Pitol, demais secretárias e secretários municipais, superfeitas, superfeitos, superintendentes, demais componentes da equipe de governo, escritores, artistas, representantes de entidades culturais, amantes da literatura e vereadores.
Elisa Lucinda é atração principal da Feira do Livro neste sábado
A 38ª Feira do Livro de Canoas segue a todo vapor neste sábado (7). O segundo dia está recheado de atrações para todos os públicos. O destaque fica para a presença da atriz Elisa Lucinda, que irá conversar com a comunidade a partir das 19h30, no Teatro do Sesc, localizado na avenida Guilherme Schell, 5340, no Centro.
Além disso, terá início a programação diária das 18h, com a Mesa ‘Escritor canoense’, no Auditório Sady Schiwitz, localizado no Paço Municipal. Todos os dias, no mesmo horário, autores da cidade estarão presentes para conversar com a comunidade. Os primeiros a participar serão Marlise De Gregori Pozzatti e Henrique Veber.
A 38ª Feira do Livro de Canoas tem promoção do Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan; realização da Prefeitura de Canoas e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução; produção cultural da Danna Produções. A programação completa pode ser conferida em: canoas.rs.gov.br/feiradolivro.
Sobre a artista
Elisa é poeta, atriz, intérprete, jornalista e professora. Tem 19 livros publicados. Entre eles, ‘O cavaleiro de nada’, uma autobiografia de Fernando Pessoa, livro que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. É também autora da coleção infantil Amigo Oculto, pela qual ganhou o Prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ. Através da Casa Poema, instituição cultural, a multiartista desenvolve projetos que popularizam a poesia para todas as idades. Em 2021, tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de Olavo Bilac. Recentemente, em janeiro de 2023, estreou a novela Vai na Fé, da Rede Globo, onde viveu a personagem Marlene.
Programação de sábado (7)
9h às 18h – Exposição Colorindo Histórias em Gavetas, na Biblioteca Pública João Palma da Silva
10h – Contação de histórias com Arthur Côntes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
11h – Contação de histórias com Bárbara Catarina, na Bebeteca da Biblioteca Pública
13h – Contação de histórias com Arthur Côntes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
14h – Contos da floresta – A poção da bruxa, com Fantomania Teatro de Bonecos, no Auditório Sady Schiwitz
14h – Caminhada da Cidadania em alusão aos 35 anos da Constituição Cidadã, com concentração na Praça Dr Carlos Santos Rocha (rua Caramuru com rua Regente Feijó)
14h – Contação de histórias com Arthur Côntes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
15h – Contação de histórias com Bárbara Catarina, na Bebeteca da Biblioteca Pública
15h30 – IX Encontro das Casa de Poetas do Brasil, com A Casa do Poeta, no Auditório Sady Schiwitz
16h – Sessão de Autógrafos: “Contos de autoficção” e “Homework poético”, com Lúcia Regina Lucas da Rosa, no Café Literário
16h – Sessão de Autógrafos: “Reinvente-se: poesias pós-pandemia”, com Eloíza Dalila S. Oliveira “Negra Dalila”, no Café Literário
16h – Contação de histórias com Arthur Côntes e Sílvia Graebin, na Bebeteca da Biblioteca Pública
18h – Mesa ‘Escritor Canoense’: Poesia, com Marlise De Gregori Pozzatti e Henrique Veber, no Auditório Sady Schiwitz
19h30 – Encontro com escritor, com Elisa Lucinda, no Teatro do Sesc
Texto: Marina Staudt / Marina Staudt
Edição: Patrícia Augsten / Carina Jung