O Programa Canoas + Saúde, ação da Prefeitura que teve fim em novembro, encerrou as atividades com um total de 57.916 demandas encaminhadas pelos munícipes. A iniciativa teve como objetivo reduzir a espera por consultas, exames e cirurgias para os pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
O montante de consultas demandadas pelo programa foi de 29.399, sendo que a maior solicitação foi para a especialidade oftalmológica, com 11,35% do valor, seguido por cardiologista (7,39%) e otorrinolaringologista (6,49%).
Enquanto isso, foram registradas 25.575 solicitações de exames, com 22,35% do montante sendo requisição para Radiografia, 9,30% de ultrassonografia de abdômen total e 9,28% de colonoscopia. Por fim, foram documentados 2.942 pedidos de cirurgia. O bairro com mais pacientes atendidos pelo Canoas + Saúde foi o Mathias Velho, seguido por Guajuviras e Niterói.
O que acontece após o Canoas + Saúde?
Os munícipes que quiserem atualizar suas demandas devem se encaminhar à Ouvidoria da Secretaria de Saúde;
Os usuários comprovadamente não localizados serão convocados para atualização cadastral, através de publicação de edital de chamamento público nos próximos 20 dias úteis;
O não comparecimento para a atualização acarretará na inativação do nome da lista de espera.