Quando a política destrói amizades, devemos começar a pensar se estamos no caminho certo

Clique para ouvir esta notícia

Canoas município de valor, mas que valor?

Sim, penso em sociedade como uma construção de cidadania, de verdadeiros valores e que não sejam os monetários ou de interesses pessoais. O episódio Jairo Jorge e Nedy de Vargas Marques deveria nos levar a pensar, mas não, estamos cegos e só enxergamos o que nos interessa.

Na terra onde existem suspeitas de corrupção e, principalmente, de quem antes não via ou fazia vistas grossas, vivemos uma guerra de interesses que não são em prol da população.

A guerra é pelo poder, apenas isso, os valores que interessam, com certeza, não são os que vão ao encontro com os anseios dos cidadãos da Aldeia.

Em uma cidade que não se tem o mínimo em saúde, alguns deveriam tratar-se mentalmente para adquirir bom caráter. Pensar no seu próximo é a melhor atitude de alguém que quer ser um político, mas não, primeiro os “seus valores”, as coisas estão escancaradas. Pessoas estão há três anos entrando e saindo da rodoviária do Paço Municipal.

Três anos de ostracismo governamental, existem filas de gente esperando para serem atendidas em todos os setores do executivo, mas a preocupação é se manter no poder, não é o valor do cidadão, primeiro é o interesse pelo que entra na guaiaca do índio interesseiro e sedento pelo erário.

AS AMIZADES DESTRUÍDAS

Eu, graças a Deus, tenho bons amigos. Alguns deles são motivo de encontro todos os dias, ou quase todos, para um Café Com Ócio Criativo. Discutimos, divergimos, somos completamente diferentes. Já brigamos, nos contrariamos, mas acima de qualquer coisa prezamos aquele momento como único, celebramos a amizade.

Vivi muito a política, todos vivem, só não percebem. Mas desde ontem ando pensando, como a política de Canoas tem destruído amizades de longos anos, seriam mesmo verdadeiramente amigos? Ou sua amizade era apenas de interesses?

São duas perguntas que deveríamos refletir sobre. Quando a política destrói amizades, geralmente indica uma divergência profunda de valores ou opiniões entre os amigos. Embora seja possível que os interesses pessoais ou políticos se sobreponham às amizades, nem sempre é o caso. Existem várias razões pelas quais a política pode afetar relacionamentos e que, realmente, não seriam de interesse da população.

O que está ocorrendo em Canoas, são amizades rompidas devido a diferenças fundamentais de “valores” e não tão valorosos. Ter visões políticas divergentes, que também refletem valores pessoais incompatíveis, não deveriam levar ao fim as amizades. Mas, gerar bons debate e buscar soluções em prol do todo.

Aqui na aldeia estamos trazendo à tona a intolerância que não se consegue mais discutir sensatamente, não se respeita mais opiniões diferentes das suas e o ataque é a melhor defesa, o diálogo morreu na ignorância política de Canoas. Se um amigo não consegue tolerar ou respeitar as opiniões políticas do outro, com certeza estamos vivendo tempos tortuosos, assim gerando conflitos e eventual fim da amizade, que se terminou, pode não ser verdadeira.

Em tempos de extremismos, ameaças, brigas na rua, vias de fato, a amizade tem sucumbido por comportamentos errôneos e, que, em nada trazem de resultados positivos e crescimento de uma sociedade. O radicalismo, não por ideologia política, pelo interesse próprio ou de grupos, está escancarado. As amizades de décadas estão indo por água abaixo no lodo fétido que se tornou a política da apodrecida Canoas. A ausência de um diálogo saudável e respeitoso, está matando amizades.

Vivemos em uma terra de teleguiados ou fantoches, interesses e influência de terceiros estão assassinando as amizades. O vil metal é que está regendo a sociedade política canoense, os seus amigos, e meus, são persuadidos por opiniões externas, causando assim brigas e o distanciamento um do outro.

Na terra dos interesses políticos individuais, vivemos uma nova ordem: sobrepôr às amizades e assumir o poder a qualquer custo.

Infelizmente, mais uma vez, o diálogo faleceu.

O momento, o agora, os “ideais políticos” (só que não) são mais importantes do que a amizade, então, melhor romper os laços ou distanciar-se do amigo de longa data.

Porém, é importante destacar, que nem sempre a política destrói as amizades. Amigos podem discordar de questões políticas sem isso afetar negativamente seu relacionamento. É possível manter uma amizade saudável, mesmo com diferenças de opinião política, caso haja respeito mútuo, comunicação aberta e compreensão em prol de todos.

4 Respostas

  1. Bom Dia,Notícias da Aldeia.
    Canoas município de valor,será🤔
    Mês de Novembro Pacientes que usam Fraldas Adulto,ficaram sem receber até hj dia 06/12/2023,acordo Sec.de Saúde, problema é com o fornecedor,será?
    Sec. Saúde informa que não tem previsão.
    Já aconteceu tempos atrás,não lembro se ínicio do ano ou final do Ano de passado, pacientes ficaram 3 meses sem receber as suas fraldas.
    É um descaso com a Saúde do povo canoense.😡🤬😡

  2. O que vejo é só deboche, indiretas, desespero … uma bolha de interesses… e o povo????? Que se lasque …. desde início do ano passado esperando é esperando ,tudo se arrasta … mas os cargos tem um cede assustadora de terem… mas e a população? Comemorações regadas a indiretas, a drinks , luxo, espumantes caras…. isso é postura de quem se preocupa com a população? Os egos inflados …. uma corja de vampiros

  3. Textos desse tipo fazem de vc um jornalista a frente de seu tempo. O respeito à quem pensa diferente é na minha modesta opinião a base inicial da democracia. E isso aí caro Marco Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore