A emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) opera com 270% da sua capacidade, nesta terça-feira (9). Com 27 pacientes internados em Pronto Atendimento SUS aguardando leito, a instituição tem trabalhado com a realocação de macas e poltronas extras, além de receber pacientes SUS em parte do espaço de atendimento destinado para os convênios.
A reorganização da estrutura visa garantir a manutenção dos atendimentos apesar da superlotação. “Estamos trabalhando, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para não restringirmos os serviços”, pontuou o diretor-geral do HNSG, Juliano da Silva. “Nos últimos três dias, principalmente, registramos um aumento dos pacientes com as classificações de risco de cor amarelo e laranja, considerados de urgência. Temos pacientes com diferentes diagnósticos, que vão desde problemas neurológicos, oncológicos, respiratórios, entre outros”, explicou Silva.
O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) opera com uma taxa de ocupação na Unidade de Internação de 91%. Já o Hospital Universitário de Canoas apresenta uma taxa de ocupação da área pediátrica de 68% e na área adulto, em geral, de aproximadamente 79%.
A SMS orienta que pessoas com sintomas de menor gravidade devem procurar as Unidades de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas.