A cidade do futuro e o futuro da cidade

Clique para ouvir esta notícia

Em 2024, Canoas completará 85 anos de emancipação política e 150 anos do início do povoamento. Desde que a ferrovia foi inaugurada, em 14 de abril de 1874, nossa terra passou por várias transformações. Começou como local de veraneio para as famílias da capital, recebeu a aviação militar, tornou-se dormitório dos operários que trabalhavam nas indústrias de Porto Alegre, até transformar-se em um dos maiores polos da indústria, da logística, do comércio, da educação, da saúde e de serviços do Rio Grande do Sul.

Neste período, ocorreram mudanças profundas na geografia da cidade e na vida do seu povo. Hoje, somos a terceira cidade mais populosa, superando Pelotas, e rivalizamos com Caxias a disputa pelo segundo PIB do Estado.

A cidade avançou nos últimos 14 anos. A pavimentação está praticamente em 100% das vias, avançamos no fechamento de valões, em obras estruturantes de saneamento, na regularização de vilas populares, na edificação de casas e apartamentos e na construção de escolas, unidades de saúde, praças e centros culturais, além da ampliação de serviços sociais para nossa população.

Fomos a cidade da região metropolitana que mais cresceu no período. Passamos a ser referência por nossas virtudes e não por nossas mazelas, com políticas públicas inovadoras, que tornaram nossa cidade uma vitrine para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.

Esses avanços não são obras do acaso, mas fruto de dois fatores: coesão e planejamento. A unidade política que nosso município forjou e a elaboração de uma estratégia para o desenvolvimento de 2011 a 2021 foram indispensáveis para o reposicionamento da nossa cidade.

Aliás, essa é a fórmula adotada por todos os municípios que realizaram transformações positivas. Cidades divididas e sem projeto, dificilmente, superam graves problemas, e caminham para a estagnação, perda de arrecadação e de prestígio.

Apesar dos avanços, Canoas ainda tem muitos desafios a vencer e problemas para superar. Para uma nova etapa de desenvolvimento, precisamos repetir a fórmula de sucesso: unidade política e estratégia.

Tenho procurado somar forças e unificar um campo político que tenha compromisso com o futuro da cidade. Essa união é essencial para que Canoas mantenha seu protagonismo diante de tantas tentativas de tirar recursos do nosso município.

Essa aliança é o primeiro passo, o segundo, é construirmos, juntos, a estratégia para os próximos anos. Não é suficiente para o desenvolvimento da cidade discussões que se limitem ao marco temporal de um mandato. Para a cidade crescer, precisamos construir uma estratégia que projete onde queremos chegar e os caminhos que adotaremos nos próximos quinze anos.

O II Congresso da Cidade será a oportunidade para visualizarmos a Canoas que desejamos e definirmos, coletivamente, os passos que a administração pública e a sociedade darão para chegarmos as nossas metas.

Será um grande esforço que mobilizará a cidade por um ano. Teremos discussões nos bairros que definirão prioridades para cada território e para o município, envolvendo toda a população.

Haverá, também, seminários para debater grandes temas e as estratégias para a promoção da cidadania, do conhecimento, do desenvolvimento, da melhoria da infraestrutura e da inovação dos serviços públicos, reunindo especialistas e usuários. As instituições, entidades e organizações que participam ativamente da vida cívica da cidade também darão suas contribuições e sugestões.

Todas essas propostas serão sistematizadas e organizadas em uma Estratégia para Canoas de 2024 a 2039, e analisadas e discutidas durante o II Congresso da Cidade, que acontecerá em 25, 26 e 27 de junho de 2024.

Em 2039, nossa cidade chegará ao seu centenário. Será o momento de abrirmos a arca enterrada em 2009 na Praça da Emancipação, mas, também, de examinarmos nossa consciência e avaliarmos se adotamos os caminhos que deveríamos, se colocamos em prática nossas metas e se forjamos a unidade necessária para fazer nossa terra prosperar.

Mas a cidade do futuro e o futuro da cidade dependem do que fizermos no presente, das nossas atitudes e da capacidade de deixamos de lado vaidades e interesses, e colocarmos Canoas em primeiro lugar. Será uma caminhada intensa, mas convido tod@s canoenses para estarmos juntos e discutirmos conjuntamente propostas, ideias, ações que possam tornar nossa cidade cada vez mais sustentável, inteligente, criativa, segura, próspera, acessível e acolhedora.

Viva Canoas!

Jairo Jorge

2 Respostas

  1. meus parabéns pêlo seu aniversário de canoas dos 84 anos sr Jairo Jorge que fique registrado um pedido de lâmpada de led em todas à cidade de canoas e uma ampliação da ubs Santo operários e recuperação de pavimentação asfáltica dás ruas do harmonia e Santo operários obrigado pela preocupação com os nossos usuários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore