Esse espaço necessita de participação e respeito mútuo, onde o grande beneficiário é o aluno. A realidade está mais próxima do caos a cada dia sabemos que o econômico é muito mais importante que o humano, já que a rotina de desordem dos mandatários do país assim determinaram que fosse.
Dentro de uma instituição que trabalha cidadania, como é a escola, contar apenas com o professor para construir conhecimento é algo utópico. Dificilmente atingirá o todo, e só obterá sucesso com a parte, se os pais assumirem o seu papel. Se não for assim, é perda total. Não há substituição de papéis em escola. O que desejamos é que os pais dos alunos participem da vida escolar cobrando dos seus filhos a responsabilidade no fazer orientado pelo professor. Simples.
Há uma inversão clara de obrigações na rotina escola. Essa inversão virá acúmulo. Toda a formação do aluno passa para o corpo docente da escola. Cremos que o nome mais certo para a função de professor, na visão de muitos pais, poderia ser denominada como cuidador. Eis aí o grande problema institucionalizado nas instituições de ensino do município de Canoas. Somos tudo e aos pais cabe apenas a cobrança, como se tivéssemos uma formação diferente daquela pela qual prestamos concurso.
Tenho péssimas notícias para dar aos Pais: somos professores e nossa função é escolarizar o aluno.
O conflito que isso gera dentro de uma instituição é enorme e atrapalha o andamento das atividades, uma vez que temos que transformar um material bruto, que vem para a escola sem a educação básica, obrigatória a uma família. A primeira função da Comunidade Escolar é, portanto, orientar seus filhos a respeitar o ambiente escolar. Isso é dirigido a todos.
Nossos pais precisam entender que Educação é construção do conhecimento, partilhar o espaço, respeitar o semelhante. Educação é entender que preceitos básicos vem de casa, como diziam nossos pais.
Precisamos reconstruir essa relação pais-escola, desgastada e que nada traz de benefícios.
Os planos das escolas continuam muito bonitos, no papel, mas de construção real, na sua maioria, nada apresenta de concreto na participação mais efetiva das famílias na formação dos filhos. A importância da participação dos pais na construção de uma escola realmente democrática, é de suma importância na luta por uma educação de qualidade.
É necessário que Conselhos Escolares, que existe pela exigência burocrática, seja voltado a participação dos pais em todos os assuntos que visem a melhoria da qualidade de ensino, cobrando do Serviço Público as suas obrigações, que hoje, nem o mínimo faz bem feito, que é a nomeação de professores.
A participação mais efetiva dos pais na escola, significa a uma criança o interesse dos pais na sua formação e um apoio ao trabalho do professor. É altamente positivo. A escola tem a obrigação de promover um espaço de discussão com os país a respeito dos problemas enfretados, sem que isso signifique uma daquelas reuniões massantes onde apenas reclamamos da indisciplina. Nossos pais têm plena condição de ser um membro mais atuante, indiferente as suas precariedades econômicas, precisamos somente valorizá-los, fazendo-os sentir que é possível vislumbrar um futuro melhor.
Escola existe para fazer o melhor, não o possível, que apenas limita o fazer.
Sejamos menos donos da verdade e saibamos abrir as portas para quem se oferece a ajudar.